Esquadrilha da Fumaça estará na Expô

AssCom Alex Canziani
12 de Abril de 2006 - 17:38 h

No ar desde 14 de maio de 1952, quando fez a primeira exibição oficial, a Esquadrilha da Fumaça continua encantando pessoas de todas as idades em apresentações de tirar o fôlego. No Parque Ney Braga, o público que visitar a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, no domingo, vai poder acompanhar a habilidade dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), que este ano vêm com manobras cada vez mais arriscadas.

A presença da equipe em Londrina foi possível também por causa do empenho do deputado federal Alex Canziani (PTB), que esteve dia 23 passado no Ministério da Defesa, em Brasília, reforçando a solicitação feita pela direção da Sociedade Rural, promotora da feira. O parlamentar agilizou o pedido no comando da Aeronáutica, com o tenente-brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno.

Ontem pela manhã, o capitão aviador Aloísio Secchin Santos, acompanhado do anjo (como são conhecidos os mecânicos dos aviões) Francisco dos Santos Coutinho, esteve em Londrina para fazer o reconhecimento da área, onde o grupo formado por sete pilotos e mais um, responsável pela narração, vão se apresentar. “Fazemos uma vistoria no local da demonstração, verificamos os obstáculos, fazemos fotos aéreas, e elaboramos um croqui, tudo para garantir a segurança do vôo.”

Para fazer uma apresentação perfeita, os pilotos são preparados num curso de até três meses, somando de 70 a 75 vôos. O quadro de pilotos se renova a cada quatro anos e, segundo Secchin, “todos os pilotos da Força Aérea, com tempo adequado de treino, são capazes de integrar a esquadrilha.

A velocidade máxima chega a 240 nós (cerca de 460 quilômetros por hora), por isso, a necessidade de tanto treinamento. Sete aeronaves Tucano, de fabricação nacional da Embraer, participam da apresentação de 35 minutos. ”Temos convicção de que a demonstração em Londrina vai ficar a contento do que a população está esperando”, garantiu Secchin. No domingo, é só conferir.

(COM FOLHA DE LONDRINA)