Balsa sobre o Tibagi passa por estudo

AssCom Alex Canziani
1 de Abril de 2006 - 16:42 h

O projeto de criação de um eixo de turismo rural entre Assaí e Londrina com a reativação da antiga balsa sobre o Rio Tibagi, dominou as discussões do 2º Fórum de Turismo de Assaí, realizado no dia 31 de março na Sociedade dos Amigos de Assaí. O evento contou com a participação de professores do curso de Turismo e Hotelaria da Unopar (Londrina), do prefeito Tuti Bomtempo, dos deputados Alex Canziani e Geraldo Cartário e de vereadores de Assaí e São Sebastião da Amoreira, além de secretários municipais de Assaí, professores e estudantes.

A reativação da antiga balsa sobre o Rio Tibagi ligando Assaí ao município de Londrina é um dos principais projetos do prefeito assaiense para incentivar o turismo rural nas comunidades do Café Forte, Saltinho, Cerro Leão, entre outras. A Prefeitura readequou os 22 quilômetros da estrada rural até a barranca do Rio Tibagi, mas o projeto esbarrou na falta da assinatura de um compromisso entre os dois municípios.

O vice-prefeito de Londrina, Luiz Fernando Pinto Dias, garantiu que existe interesse do município em realizar a parceria. Ele disse que pediu ao Departamento Jurídico da Prefeitura um estudo para criar as condições de se firmar um protocolo de intenções e que a Prefeitura de Londrina fará a parte dela, que é a readequação e asfalto em cerca de três quilômetros até a barraca do rio.

PARQUE DO TIBAGI – O projeto de reativação da balsa do Tibagi vai de encontro a outro projeto maior de Londrina, que é a criação do Parque do Tibagi. A balsa deverá ser instalada nas proximidades do futuro parque, que já tem projeto pronto pela Secretaria de Meio Ambiente de Londrina. O professor Adilson Nalin, responsável pelo projeto, foi um dos presentes no Fórum de Turismo de Assaí.

(Jornal Sol Nascente)