Variação do Capivara motiva reunião

O nível da Represa de Capivara (Divisa do Paraná com São Paulo) tem variado bastante nos últimos quatro anos e com isso prejudicado muitas atividades e propriedades do local, especialmente no município de Primeiro de Maio.
Por causa disso, autoridades da cidade, acompanhadas pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), estiveram hoje (08/03) na sede da Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração (SCG) da Agência Nacional de Energia Elétrica, em Brasília, para reivindicarem uma solução para o caso. Da comitiva faziam parte, entre outros, o prefeito Mário Casanova (PSDB), os vereadores João Carlos Teixeira (PPS) e Moacir Barzon (PSC), além de representantes da própria agência reguladora.
A mantenedora da represa é a Duke Energy. Segundo Canziani, ao longo desses quatro anos têm ocorrido oito picos de variação em torno de dez metros. “O Operador Nacional do Sistema (ONS) deve ser consultado. A ele cabe o despacho da energia.”, explica o parlamentar, acreditando num acerto envolvendo todos os interessados.
No encontro, do qual participaram dez pessoas, ficou definido que um acordo deverá ser firmado entre as partes, inclusive com a participação do Ibama.
A ANEEL pretende realizar um novo encontro para aprofundar o assunto.