SEMA entrega biblioteca móvel ambiental

AssCom Alex Canziani
3 de Março de 2006 - 09:53 h

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) estará entregando à comunidade, nesta segunda-feira (06), a primeira “Biblioteca Móvel Ambiental” de Londrina – um ônibus, totalmente adaptado, que vai servir para disseminar conceitos ambientais através da sensibilização de adultos e alunos da rede pública. A cerimônia, que deverá contar com a presença do prefeito Nedson Micheleti (PT), será às 13h30 em frente à Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi (Região Sul).

“Nosso objetivo é visar novas formas de interesse e conduta dos indivíduos e da sociedade a respeito da sustentabilidade sócio-ambiental”, explica o secretário Cleidival Fruzeri.

O veículo, em bom estado de conservação, foi obtido sem custo para o município através de um Termo de Cessão assinado entre a Prefeitura e a Viação Itapemirim, de Cachoeiro do Itapemirim (ES), a maior empresa de ônibus da América do Sul. O idealizador da biblioteca ambiental e interlocutor do contrato entre a Prefeitura e a empresa foi o deputado federal Alex Canziani (PTB), que inclusive obteve mais dois computadores (doados pela Intel Corporation, maior fabricante de processadores do mundo) para serem disponibilizados no veículo.

EQUIPAMENTOS – Além dos micros, o ônibus tem aparelhos de TV, DVD, CD, videocassete e jogos educativos, além de uma biblioteca com títulos específicos de meio ambiente. Também há mesa, cadeiras e sofá. Uma extensão também poderá ser adaptada no lado externo do veículo, ampliando as instalações e o espaço para a acomodação dos usuários.

Em princípio, a Biblioteca Móvel Ambiental atenderá a clientela das escolas municipais, prioritariamente alunos da 4ª Série do Ensino Fundamental, e estará presente nos eventos ambientais do município.

A biblioteca funcionará durante quatro horas diárias alternadas entre o período da manhã e da tarde. Nas escolas com maior número de alunos ela permanecerá por três dias, e nas escolas menores ficará por dois dias. A agenda e o cronograma das visitas serão feitos entre os técnicos da Sema e da Secretaria da Educação.