Projeto cria ´Cidade Digital´

AssCom Alex Canziani
16 de Fevereiro de 2006 - 13:28 h

Um documento a ser assinado nesta segunda-feira (20), em Londrina, poderá ajudar a transformar uma pequena cidade do Norte do Estado numa referência nacional em informatização. O prefeito Edimar Aparecido Pereira dos Santos (PDT), de Santa Cecília do Pavão, estará assinando um Termo de Compromisso junto com seis gigantes da área de informática e tecnologia da informação do país, duas universidades federais e uma entidade de classe, para transformar o seu município numa “Cidade Digital”. A idéia, que conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, é inserir a cidade em todos os processos de informatização, em benefício dos órgãos e poderes públicos, empresas, indústrias e da própria comunidade.

IDH – A proposta é do deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional. Segundo o parlamentar, a pretensão inicial é promover e colocar o município entre os cem melhores do Paraná no próximo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Santa Cecília, com 4 mil habitantes, tem um dos mais baixos IDH do Paraná, ocupando a posição 290 dentre os 399 do Estado. No país, a cidade está na posição 2.763 dentre os 5.507 municípios brasileiros.

Outro motivo que levou a inclusão do projeto em Santa Cecília – salienta o deputado – é a questão educacional. O analfabetismo local chega a 28,9% entre a população adulta acima de 25 anos de idade. Todos os dados são do ano 2000 e constam do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, estudo realizado pelo Ministério do Planejamento.

Estima-se que a fase inicial do projeto poderá ser colocada em prática até o final do segundo trimestre, uma vez que algumas etapas do processo já se encontram com sua elaboração adiantada. “Mas é um trabalho de execução e ampliação permanente. Vai chegar um dia, aliás, em que todo mundo da cidade terá condições de se conectar”, descreve Alex Canziani, abordando a questão da informatização completa do município. O custo global do Cidade Digital, porém, ainda não foi mensurado.

O Termo de Compromisso, que vai marcar o início da execução do projeto, será assinado às 14h30 no centro de eventos do Hotel Sumatra. Deverão estar presentes, além do prefeito e do deputado, representantes dos parceiros do projeto: Aker, Anoreg, D-Link, Gelt Tecnologia, Impsat, Oracle, Serpro, Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal. Na ocasião, os idelizadores e parceiros darão detalhes sobre a implantação do projeto.