Arapongas ganha Consórcio da Juventude

A Fundação do Ensino Técnico de Londrina (Funtel) estará lançando na tarde de hoje, em Arapongas, um programa de treinamento profissional dentro do programa federal denominado Consórcio Social da Juventude, vertente do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE). O lançamento será às 14h30 no Gabinete do prefeito Beto Pugliesi (PMDB). Além dele, estarão presentes empresários, lideranças comunitárias, autoridades municipais e o deputado federal Alex Canziani (PTB), interlocutor para a implantação do projeto na cidade.
O programa araponguense irá oferecer, a 150 jovens entre 16 e 24 anos, oficinas profissionalizantes, aulas de educação básica e de cidadania, entre outros, dentro de uma carga horária de 400 horas. As aulas serão na sede da Guarda Mirim e começam em março, em dia ainda a ser definido pela Funtel, entidade âncora e gestora do programa do Consórcio na região. A fundação, também responsável pela seleção dos alunos, pretende iniciar os cursos simultaneamente em Arapongas, Londrina (400 alunos) e Apucarana (150 alunos).
Segundo o diretor da Funtel, Moisés Pedro Betoni, pelo menos 20 professores serão disponibilizados para o curso. Ele espera contar, também, com o apoio do empresariado local, especialmente na contratação dos jovens treinados.
SÓ DESEMPREGADOS – Os participantes, com idade entre 16 e 24 anos, devem estar desempregados, possuir uma renda mensal de até meio salário mínimo e estar cursando ensino fundamental, médio ou já ter concluído o ensino médio. Aqueles que desenvolverem ações sociais também receberão uma bolsa auxilio de R$ 150,00. “O objetivo do programa é preparar e qualificar os jovens para o mercado de trabalho”, diz o deputado Alex Canziani, que tem trabalhado pela implantação do projeto em vários municípios.
A Delegacia Regional do Trabalho vai auxiliar na instalação do Consórcio e também acompanhará e monitorará as ações dos treinamentos.