Alex prefere pré-graduação a vestibular

AssCom Alex Canziani
13 de Janeiro de 2006 - 14:33 h

A forma de ingresso nos cursos de graduação oferecidos pelas universidades e faculdades pode ser modificada. O vestibular poderá ser substituído por um curso de pré-graduação oferecido por instituições de ensino superior. A mudança está prevista no Projeto de Lei 6137/05, do deputado Alex Canziani (PTB), que foi baseado na sugestão do professor aposentado José Carani, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

No curso de pré-graduação o candidato a uma vaga no ensino superior vai estudar, durante um ano, disciplinas básicas do curso de graduação correspondente a sua escolha. Para Canziani, o contato dos candidatos com as disciplinas do curso de graduação antes de serem admitidos vai permitir “mais certeza na opção de formação profissional”.

Triplo das vagasDe acordo com o projeto, as instituições de ensino superior deverão oferecer para os cursos de pré-graduação pelo menos o triplo das vagas estabelecidas para os cursos de graduação correspondentes. Os candidatos, no entanto, não estarão livres de processo seletivo, pois as vagas para a pré-graduação serão ocupadas por meio de um processo que aproveite o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta estabelece ainda que, depois de concluído o curso de pré-graduação, os alunos serão admitidos na ordem do seu desempenho até o preenchimento das vagas. As instituições de ensino superior serão autorizadas a reduzir os cursos de graduação em um ano – período relativo ao curso de admissão.

Alex Canziani acredita que a proposta garante um sistema de acesso ao ensino superior “democrático, progressivo, flexível, vocacional e capaz de selecionar pela competência e não apenas pelo treinamento”.