Apucarana recebe prêmio nacional

AssCom Alex Canziani
11 de novembro de 2005 - 15:34 h

O município de Apucarana, através do prefeito Valter Pegorer (PMDB), recebeu ontem, no Memorial JK, em Brasília, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar – Categoria Região Sul. A solenidade contou com a presença do presidente de República, Luis Inácio Lula da Silva, dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, do deputado federal Alex Canziani (PTB) e de prefeitos dos 12 municípios vencedores. Apucarana foi o único município do Paraná classificado entre os melhores trabalhos do País.

O prêmio destaca as melhores gestões do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e dissemina as boas iniciativas municipais na administração, produção e fornecimento de alimentação nas unidades públicas de ensino. Trezentos e onze municípios de todas as regiões do País se inscreveram no prêmio, dividido nas categorias regional, desempenho financeiro, eficiência nutricional, desenvolvimento local, participação da sociedade na gestão e continuidade.

O processo de avaliação dos municípios levou três meses para ser concluído e incluiu a sistematização dos dados, a avaliação quantitativa, a análise qualitativa das experiências apresentadas, a seleção dos melhores índices e, por fim, a visita “in loco” aos 29 municípios finalistas para a checagem definitiva das práticas.

“Apucarana se destacou em todos os aspectos, desde a participação do Conselho de Alimentação Escolar e a compra de produtos até o cardápio”, afirma Nuria Chain, do Programa Fome Zero e coordenadora do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar. Já o deputado Alex Canziani salientou que o trabalho realizado pela Prefeitura é sinônimo de eficiência e responsabilidade social: “O prefeito Valter é referência nacional na área de educação”, destaca o parlamentar, que sempre tem apoiado os projetos daquela municipalidade.

SELEÇÃO – Apucarana, que recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar Categoria: Região Sul, foi selecionada com base na alimentação oferecida aos alunos do Programa de Ensino em Tempo Integral. “Para nós, este Prêmio tem grande importância. Estamos entre os 12 municípios do País que são referência em alimentação escolar e são considerados modelos. Através de um acordo firmado entre o Ministério da Educação e Cultura e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, as experiências serão disseminadas em países da América Latina e África e, muito provavelmente, Apucarana será convidada a repartir a experiência”, orgulha-se Pegorer.

Entre as inovações implantadas recentemente no programa destacam-se o uso da planta ora-pro-nóbis, a inclusão da rapadura e do açúcar mascavo na merenda escolar.

CARDÁPIO – São servidas diariamente em média 40,5 mil refeições entre café, almoço e lanche. O principal objetivo da administração é que os alunos cresçam com saúde. “Para isso não medimos esforços. Desde 2001 mantemos uma merenda com qualidade. Servida três vezes ao dia, hoje ela já é complementada com carne moída, carne de frango, leite de soja, planta ora-pro-nóbis, verduras, rapadura que é um grande suplemento alimentar, entre outros”, enumera o prefeito Valter Pegorer.

Muito mais do que oferecer bons produtos, sejam eles industrializados ou “in natura”, a alimentação servida às crianças em idade escolar exige um cuidado nutricional diferenciado.

Ciente desta responsabilidade, a Prefeitura de Apucarana mantém em seu quadro de funcionários profissionais especializados. Além de constante treinamento das merendeiras, conta com o trabalho de nutricionistas, sob a supervisão da nutricionista Vera Lúcia São José Bórmio. Um grupo altamente capacitado, que diariamente elabora um cardápio rico em vitaminas, fibras, minerais, carboidratos e proteínas essenciais ao desenvolvimento físico e intelectual dos estudantes de Apucarana.

(COM TRIBUNA DO NORTE)