50 anos do Conselho de Turismo da CNC

AssCom Alex Canziani
25 de agosto de 2005 - 17:16 h

O turismo precisar ser cada vez mais valorizado, tanto pelas instituições governamentais quanto pelas empresas públicas e privadas. É o caso do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que presta relevantes serviços para o desenvolvimento do segmento a nível nacional.

Este ano o Conselho da CNC está comemorando 50 anos. Para marcar a data, a Câmara dos Deputados, através do deputado federal Alex Canziani (PTB), realizou uma sessão solene que contou com uma dezenas de convidados especiais, inclusive o presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP). “Justifiquei meu pedido [para a realização da sessão solene] com o entendimento de que o Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio tornou-se um organismo voltado para o estudo e a discussão de questões do turismo brasileiro, da conjuntura internacional e de atuação como ferramenta moderna e dinâmica na observação, acompanhamento e estímulo da atividade turística brasileira”, salientou Canziani, que preside a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Turismo do Congresso Nacional e é um dos membros da própria Comissão de Turismo da CNC.

PESO E POTENCIAL – “Sabemos muito bem que o turismo é hoje um dos segmentos mais importantes de qualquer economia, seja de países desenvolvidos ou não.”

Segundo o parlamentar, o peso que a atividade apresenta para uma economia nacional sempre terá relação direta com o potencial de que o país dispõe. Assim é que Espanha, Portugal, França, Grécia, Itália e Estados Unidos, por exemplo, atraem turistas de todo o mundo pelo seu patrimônio histórico, arquitetônico e artístico, em primeiro lugar.

“É preciso que essas atrações sejam devidamente exploradas, para que o turista se sinta atraído por elas. E é aí então que se faz imprescindível a participação dos órgãos oficiais e privados de fomento ao turismo. Entre esses últimos sobressai o Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio”, emendou Canziani, durante seu pronunciamento.

DIVISAS – O turismo é um instrumento gerador de divisas, empregos e renda, e guarda uma enorme força renovadora, capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros, “mas esse fomento não cai do céu, não vem de fórmulas mágicas. A modernização e o crescimento do turismo no País dependem do diálogo, da troca de experiências, da democrática difusão de conhecimentos”. Ainda de acordo com o deputado, essa é a maior missão do Conselho de Turismo da CNC: promover o diálogo e o conhecimento.

Além de Severino Cavalcanti e Alex Canziani, estiveram presentes na solenidade, realizada no último dia 10, deputados, autoridades da área do comércio; o presidente da CNC, Antonio de Oliveira Santos; o presidente do Conselho de Turismo da entidade, Oswaldo Cândido Trigueiros Júnior; o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Antonio Cambraia; o secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, o ex-senador e ex-ministro Bernardo Cabral, diretores da CNC e demais convidados.