Centro Cultural oferece Informática

AssCom Alex Canziani
1 de agosto de 2005 - 15:39 h

O Centro Cultural Lupércio Luppi (região norte) realizou nesta segunda-feira (dia 1º), a aula inaugural de informática com a utilização de computadores “Pentium IV” doados pela Intel. O espaço, que será utilizado por alunos da comunidade, foi readequado em 20 dias para início das atividades.

Segundo a diretora do Centro Cultural, Neide Alves da Silva, as aulas serão sobre informática básica e será cobrada uma quantia de R$ 10 mensais para cobrir as despesas com materiais. “A inclusão digital é importante para que todos tenham acesso ao conhecimento na área, que é muito importante na hora de arrumar um emprego”, declarou.

A Intel doou 13 computadores no mês de maio. Destes aparelhos, oito serão utilizados nas aulas, uma máquina é o servidor e os outros quatros computadores estão sendo usados pela população no acesso à Internet. “A comunidade tem mais quatro aparelhos para utilizar a Internet, doados pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Londrina (Apadal). Ao todo, são oito computadores”, acrescentou.

A diretora lembrou que cada pessoa pode utilizar a Internet por uma hora diariamente, para realizar pesquisas e verificar emails. “Os novos equipamentos, viabilizados pelo deputado Federal Alex Canziani (PTB), fazem parte do projeto “Sala de Aula do Futuro”, promovido pela Intel e já é realizado em outras cidades do país”, lembrou a diretora.

Neide informou que o Centro Cultural terá quatro turmas no período da manhã e da tarde, com 16 alunos por grupo. Conforme ela, são parceiros neste projeto o Sercomtel e a Apadal, que financiam os professores, o Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (Ciee), responsável pela seleção dos professores e pelo material, e a CDI que realiza a manutenção dos computadores.

Para o secretário de Cultura, Luciano Bitencourt, além de Centro Cultural, o espaço passa a ser um centro tecnológico, que vai funcionar para população. “Os cursos são importantes, pois vão ensinar os alunos a utilizar a informática nas vidas deles”, afirmou.

O Centro Cultural Lupércio Luppi funciona desde de junho do ano passado. Nas oficinas oferecidas no espaço, são atendidas de 400 a 500 crianças por mês. Além disso, a biblioteca do local possui 6.000 mil livros a disposição da comunidade. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal)