Alex quer Memorial o quanto antes

AssCom Alex Canziani
30 de Maio de 2005 - 13:07 h

Autor da emenda parlamentar que destinou R$ 200 mil para a construção do Memorial dos Pioneiros de Londrina, o deputado federal Alex Canziani (PTB) está acompanhando o desenrolar do projeto, que deverá ser executado sob a responsabilidade da Prefeitura. Mas nesta terça-feira (31) haverá uma audiência pública, convocada pela Secretaria Municipal de Cultura, para questionar a sua possível construção num novo anexo previsto no prédio principal do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, Centro da cidade, uma sugestão da Sociedade Amigos do Museu (SAM), entidade de Londrina gestora do projeto.

Algumas pessoas ligadas ao segmento cultural não querem a obra lá por entenderem que a mesma poderá descaracterizar a arquitetura original da fachada traseira do prédio, e o deputado teme que, com essa indefinição, os recursos para o Memorial, já destinados pelo Ministério do Turismo a fundo perdido (não é financiado ou emprestado) e creditados na conta da Prefeitura em dezembro passado, tenham que ser devolvidos ao Governo federal. O prazo para a entrada e aprovação das documentações termina em 30 de julho próximo, segundo informações repassadas pelo gerente de Mercado da Caixa Econômica Federal (agente financeiro da obra em Londrina), Olides Millezi Júnior.

“Espero que a justa homenagem seja feita aos nossos pioneiros e que (a Prefeitura) não perca esses recursos”, comentou Canziani, para quem a obra é importante, independentemente do local onde deverá ser erguida. Ele foi o autor do projeto de lei municipal criando o Memorial, em 1996, quando ainda era vereador na cidade.