Sala de aula do Futuro chega a Londrina

Representantes da Intel, maior fabricante do mundo de processadores para computadores pessoais e também líder na fabricação de produtos de rede e comunicação, estarão em Londrina na próxima sexta-feira (20) para doarem 12 estações de trabalho mais servidor, além do software da empresa nacional MSTech. Os equipamentos, viabilizados por intermédio do deputado federal Alex Canziani, serão disponibilizados para a comunidade no Centro Cultural da Região Norte, na Avenida Saul Elkind. A solenidade será às 14h30, no local.
O lote fará parte de um novo conceito multidisciplinar promovido pela Intel, chamado “Solução Interativa de Aprendizado Intel®”, ou “Sala de Aula do Futuro”, para facilitar o uso da tecnologia na sala de aula. O trabalho já está sendo realizado em São Paulo e deverá ser estendido para o Centro Cultural de Londrina, que deverá disponibilizar um local apropriado para este fim.
INCLUSÃO DIGITAL – “A Intel acredita que a inclusão digital no Brasil precisa de iniciativas como essa para diminuir a distância que separa a população do acesso a ferramentas capazes de promover a sua capacitação. Com isso, a empresa dá a sua contribuição para a inovação e o progresso do país”, afirma Carlos Luzzi, gerente da área de Governo e Educação da Intel Brasil.
“Para Londrina, essa doação representa um grande salto no que se refere a trazer o futuro para perto dos nossos alunos e da comunidade de toda a região, ampliando as suas chances no mercado de trabalho”, afirma o deputado Canziani. Já o prefeito Nedson Micheleti vai além: “Não apenas os alunos na rede de ensino municipal de Londrina irão se beneficiar da doação da Intel, como também a comunidade da região norte do município”.
ILHAS DE TRABALHO – O projeto da Intel é própria para ambientes informatizados de aprendizado e contempla desde a infra-estrutura até a aplicação. Ela é composta por estações de trabalho dos alunos e uma do professor. O PC do estudante possui grande performance multimídia. Já o do professor inclui sofisticadas ferramentas que possibilitam ao educador individualizar a instrução para estudantes com diferentes níveis de aprendizado, além de administrar, supervisionar e avaliar testes. O sistema proposto, que inclui um servidor para armazenar os dados e gerenciar o sistema operacional e os aplicativos, possui três vantagens principais: maior flexibilidade na relação professor/aluno; um número maior de classes, já que o controle das configurações do PC se dá de forma multidisciplinar; e ainda inaugura uma nova fase no ensino laboratorial.
BAIXO CUSTO – A Solução Interativa de Aprendizado Intel tem como objetivo levar ao ambiente educacional um equipamento de baixo custo, mas efetivo na formação do aluno, aproveitando ao máximo os recursos multimídia dos processadores Intel. Tais recursos dão a base necessária para os desenvolvedores de conteúdo construírem ferramentas cada vez mais interativas e didáticas.
Outro destaque desse projeto refere-se ao aspecto de manutenção e segurança. Após as aulas, os computadores voltam ao seu estado original, uma vez que o sistema evita que o aluno apague pastas ou arquivos, mude papel de parede ou use programas não autorizados.
Além disso, o PC do estudante pode proporcionar transmissão rápida de áudio e vídeo pela Internet, visualizações 3D, cálculos científicos, reconhecimento de voz, tudo isso em aplicações simples, intuitivas e fáceis de usar.