Agora cursos podem ser oferecidos em carretas

AssCom Alex Canziani
19 de Abril de 2005 - 20:01 h

O deputado federal Alex Canziani (PTB) está apresentando, para os prefeitos do Norte do Estado, um novo método destinado a cursos de capacitação profissional de trabalhadores: uma carreta coberta, medindo 14 metros de comprimento, 2,85 de altura e 2,60 de largura, onde podem ser oferecidas aulas especiais e com uma carga horária diferenciada.

Durante uma semana, uma unidade do gênero estará estacionada defronte da Igreja Matriz de Bela Vista do Paraíso (40 quilômetros de Londrina) para visitação pública e de autoridades municipais da região. É a chamada “Escola Móvel”, que já é oferecida em São Paulo pelo Senai.

A proposta do deputado, que é presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Educação Profissional, é mostrar a viabilidade de se adquirir veículos do gênero e promover cursos profissionalizantes em seu interior com bastante qualidade. Se as prefeituras “comprarem” a idéia, recursos federais poderão ser viabilizados pelo deputado para ajudar na execução do projeto e na aquisição das carretas. Canziani já trabalha a liberação de uma verba superior a R$ 3,74 milhões, junto ao Orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, para concretizar a proposta, desde que se forme um grupo mínimo de prefeituras interessadas (em torno de 20). A idéia é realizar os cursos na forma de rodízio, para atender os municípios associados de maneira permanente. Estima-se que com esta verba possam ser adquiridos até dez carretas totalmente adaptadas.

DO SENAI – A carreta-modelo que está em Bela Vista pertence ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo, que oferece cursos temporários de capacitação profissional com uma carga horária que varia de 20 a 120 horas/aula. A unidade de Bela Vista, no caso, é adaptada para o curso de costura industrial. A carreta, da marca TrockVan, custa em torno de R$ 450 mil, incluindo equipamentos e instalações, e foi totalmente projetada e adaptada pela instituição. Até um anexo desmontável foi construído para dobrar o espaço interno, e um telão especial é utilizado para as aulas teóricas.

Lá, o veículo ficará estacionado durante uma semana. Além da visitação, ele estará servindo para aulas de orientação básica em “Modelagem de Camisa Social e Esporte” para os alunos belavistenses inscritos. Pode ser montada uma turma de até 12 pessoas. A sala “móvel” comporta 19 máquinas de costura, sendo 11 retas e 8 especiais.

“O desemprego é grande, por isso uma das formas de combatê-lo é oferecendo cursos de capacitação. Muita gente não consegue emprego porque não tem capacitação profissional”, explicou Alex Canziani, ao fazer propaganda para um grupo de prefeitos e demais autoridades durante a apresentação do veículo-modelo, em Bela Vista. A solenidade foi realizada dia 19 deste mês, e compareceram mais de 70 pessoas, incluindo 14 representações municipais, sendo nove prefeitos.

ISO 9001 – As escolas móveis são um sucesso. O Centro Móvel de Formação Profissional do Senai-SP já possui, por exemplo, o título ISO 9001 (Qualidade na Educação).

Segundo a instrutora do Senai, Iraci Clemente de Souza Oliveira, de Lençóis Paulista (SP), a grande maioria das pessoas que freqüentam os cursos das escolas móveis acaba sendo absorvida pelo mercado de trabalho: “Atendemos muitas cooperativas e realizamos parcerias importantes com prefeituras. Cerca de 80% dos alunos que passam por aqui conseguem colocação no mercado”, estima a professora, no segmento há 25 anos e que estará em Bela Vista até o próximo dia 28.

O projeto das escolas móveis do Senai de São Paulo existe há 32 anos. Atualmente a instituição tem 19 veículos adaptados, além de 46 kits de equipamentos que podem ser montados e desmontados em espaços físicos fixos.

FLEXIBILIDADE – Os veículos são ambientes de ensino que se deslocam e atendem às demandas específicas de cada região. Uma das vantagens é o baixo custo de execução e a flexibilização operacional, permitindo a estruturação de programas compatíveis com o nível de qualificação de mão-de-obra.

Hoje, o Senai-SP oferece cursos em carretas em várias áreas de atendimento, mas os conteúdos dos programas podem ser adaptados ou novos programas podem ser criados conforme as necessidades da clientela.

Os temas propostos para Londrina e o Norte do Paraná são os de Informática, Área de Beleza, Alimentos e Turismo, Costura Industrial e Saúde Bucal.