Municípios se unem para ter secretário de educação
A Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional e o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (CODINORP) lançam nesta quarta-feira, dia 11, a seleção nacional para a escolha de um secretário “regional” de Educação, a ser vinculado diretamente ao consórcio. O lançamento do concurso será às 14h30 no auditório do Núcleo de Educação de Londrina. Amanhã, em Brasília, uma programação similar estará ocorrendo por meio da FPE.
O CODINORP reúne nove cidades (Prado Ferreira, Miraselva, Centenário do Sul, Guaraci, Cafeara, Lupionópolis, Jaguapitã, Florestópolis e Porecatu). Primeiro de Maio também poderá integrar o grupo já a partir da semana que vem.
A definição do cargo, inédito a nível de Paraná, está sendo denominada “Aliança Regional pela Educação”. A proposta é unificar e integrar políticas de ensino que sejam de interesses comuns e que complementem as demais ações da área já em execução naqueles municípios.
Segundo o deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da FPE, o objetivo é inspirar os municípios do consórcio a otimizarem recursos, e fortalecerem e implementarem ações inovadoras com o objetivo de ampliar a qualidade da educação.
O processo de escolha seria nos moldes do que foi feito pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) em Londrina, que escolheu a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Pachoal de Morais, através de uma seleção nacional inédita coordenada pela agência Vetor Brasil, de São Paulo, que também participará do projeto do CODINORP. O consórcio é presidido pelo prefeito Sílvio Damasceno (PP), de Prado Ferreira.