Londrina vai ganhar polo da UAB

AssCom Alex Canziani
20 de outubro de 2013 - 01:41 h

Londrina vai ganhar um polo de apoio presencial do programa “Universidade Aberta do Brasil” (UAB), que deverá ser instalado na Região Norte da cidade para oferecer cursos superiores de ensino à distância. O município foi aprovado pelo Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná, órgão colegiado criado pelo Minist&eacuterio da Educação para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magist&eacuterio da Educação Básica. Outros 16 municípios paranaenses (incluindo Arapongas e Tamarana) tamb&eacutem serão contemplados nesta etapa.

O anúncio da instalação em Londrina está sendo feito pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, atrav&eacutes do seu presidente deputado Alex Canziani (PTB), que está articulando politicamente a implantação do projeto na região. “Londrina já conta com o câmpus da Universidade Tecnológica e com o Instituto Federal, e agora vai formar o trip&eacute federal com a Universidade Aberta do Brasil. Serão mais jovens de toda a região se preparando para o ensino superior e para o mercado de trabalho, e mais professores se capacitando e se reciclando atrav&eacutes destes cursos à distância”, avalia o parlamentar paranaense.

A conquista do polo para Londrina contou com personagens importantes – diz Canziani –, lembrando o papel preponderante do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), da secretária de Educação Janet Thomas, e do vereador Júnior Santos Rosa (PSC).

As aulas estão previstas para se iniciarem em 2014. O local para a instalação do espaço físico será definido pela prefeitura, conforme estabelece o processo de seleção para a implantação dos novos polos no Estado.

O QUE &Eacute – A Universidade Aberta do Brasil, implantado no âmbito do Minist&eacuterio da Educação em junho de 2006, &eacute um sistema integrado por universidades públicas para oferecer cursos de nível superior (graduação e pós-graduação de forma consorciada) para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância.

Professores, dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica tamb&eacutem podem participar da formação oferecida pelo programa.

O Sistema UAB foi instituído com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país.

Os municípios paranaenses beneficiados nesta etapa são: Arapongas, Campo Largo, Cândido de Abreu, Cianorte, Curitiba, Guarapuava, Guaraqueçaba, Iretama, Londrina, Pinhais, Pontal do Paraná, Santo Antonio da Platina, Santo Antonio do Sudoeste, Santo Inácio, São João do Ivaí, Tamarana e Wenceslau Brás.