Londrina: prédio do CEEBJA é entregue oficialmente

Mais um sonho realizado. O Núcleo Regional de Educação de Londrina entregou oficialmente hoje as novas instalações da unidade central do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). A escola fica agora na Avenida São Paulo, 294, centro da cidade. A articulação para a conquista do espaço, doado e reformado sem custos para a instituição, foi possível com a participação direta do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado londrinense Alex Canziani (PTB-PR).
O prédio, onde antes funcionava o Fórum da Justiça do Trabalho, tem 556,81 metros quadrados e 1.881,37 de benfeitorias, atende hoje 1.200 alunos e 70 servidores, professores e pedagogos no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, pelo modelo supletivo. Além do CEEBJA, funciona no local o Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual (CAP), que atende os deficientes visuais e auditivos.
Uma solenidade no local, realizada de manhã, marcou a data que, para a direção, funcionários, docentes e estudantes, é muito importante. Por vinte anos a escola, que existe há trinta, funcionava num prédio deteriorado e com grandes problemas estruturais localizado ao lado do Terminal Urbano do Transporte Coletivo (também no centro). O local já não oferecia segurança para os usuários. “Este novo prédio é uma grande conquista que devemos comemorar bastante”, enalteceu a diretora Telma Sueli Kochmanscky, que na solenidade agradeceu a todos aqueles que participaram do processo. As antigas instalações, aliás, eram alugadas ao Centro e custavam ao Estado R$ 10 mil por mês – quantia que será economizada, uma vez que o novo imóvel é cedido de forma gratuita.
SONHOS – Em seu pronunciamento, o deputado Alex Canziani destacou a importância de perseguir os sonhos: “Devemos sonhar grande e trabalhar para concretizar”, salientou o parlamentar paranaense. “Quem sonha e vai atrás consegue bons frutos. Uma instalação como esta é um sonho antigo e grande que acaba de ser realizado”, lembrou o deputado da educação.
O antigo prédio da Justiça do Trabalho, agora do CEEBJA, foi cedido, em 2012, pela União ao Estado do Paraná por um prazo de vinte anos. O Ministério Público do Trabalho, por sua vez, é quem assumiu os custos das obras de reforma, calculados em R$ 305 mil. Os recursos foram oriundos do recolhimento de autuações trabalhistas feitas pelo órgão. A articulação para a cessão do imóvel e as reformas necessárias no prédio contou com a participação direta de Canziani.
PRESENÇAS: Participaram a solenidade, no novo prédio do Centro, mais de 150 pessoas, incluindo a chefe do NRE, Lúcia Cortez. Dentre as autoridades estiveram presentes, além de Canziani, o procurador-chefe do Trabalho no Paraná, Gláucio Araújo de Oliveira; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Altino Pedroso dos Santos; e o secretário geral da presidência do TRT, Vanderlei Peres. Os três participaram ativamente do processo de definição e reforma das instalações.
Além deles, também atuaram na cessão do imóvel o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antônio Vaz; desembargadora Rosemarie Pimpão e o procurador do Trabalho no Paraná, Ricardo Bruel, dentre outros.