Livros do Alex marcam 10 anos de universidades

AssCom Alex Canziani
16 de Maio de 2017 - 09:03 h

As importantes conquistas e a bela história que começa a ser escrita pelos câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Apucarana e de Londrina, que neste ano comemoram 10 anos de existência, estão sendo contadas, em detalhes, em dois volumes intitulados “Do Sonho à Realidade”, assinados pelo presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani. Os lançamentos dos dois livros acontecerão neste dia 22 de maio. O primeiro às 9h30; e o segundo às 17h30, respectivamente nos câmpus apucaranense e londrinense. Toda a comunidade universitária e autoridades locais e regionais deverão participar do ato.

As duas publicações simultâneas, impressas pela Graciosa Gráfica e Editora, de Curitiba, são as mais recentes obras literárias de Canziani. A primeira aconteceu em 2013 com o livro “Rota do Conhecimento”, pela editora Piá. E, assim como da primeira vez, todas as tiragens de “Do Sonho à Realidade” serão doadas para entidades assistenciais comercializarem e levantarem fundos.

“Tenho uma satisfação enorme em apresentar estes livros. Neles eu mostro que é possível sonhar e realizar. A concretização daqueles dois câmpus começou assim, de um pequeno sonho”, conta Alex Canziani, orgulhoso pelas obras. O deputado foi quem iniciou e articulou politicamente a instalação das duas unidades, há dez anos.

O SONHO DE APUCARANA – A edição “Do Sonho à Realidade: Os 10 Anos do Câmpus Apucarana da UTFPR” tem 138 páginas e abre espaço para alunos, professores e outros personagens que foram importantes para a conquista, inclusive para os egressos, que hoje estão no mercado de trabalho produzindo profissionalmente e para o país.

O SONHO DE LONDRINA – O livro “Do Sonho à Realidade: Os 10 Anos do Câmpus Londrina da UTFPR” não é diferente do “gêmeo” apucaranense. A obra tem 162 páginas, que concentra depoimentos e informações importantes relativas à universidade e ao seu papel acadêmico, cultural e econômico dentro da sociedade regional do Norte do Estado.

Para formatar e estruturar o conteúdo editorial, Alex Canziani contou com a parceria do sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), através da direção e do presidente Darci Piana; com a colaboração dos jornalistas paranaenses Rogério Fischer e João Arruda, e dos repórteres Fábio Blanco e Henrique Lhamas (fotografias). O projeto gráfico ficou por conta de Edvaldo Jacinto Correia. Toda a equipe foi supervisionada pelo jornalista Marcelino Jr..

As duas publicações têm capa dura e títulos em verniz localizado. O miolo foi impresso em papel couchê fosco. A qualidade do trabalho, aliás, impressionou a direção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que solicitou a inclusão das duas obras no plano de divulgação da instituição.