Fundação apresenta projeto para Educação Infantil

AssCom Alex Canziani
16 de Fevereiro de 2016 - 19:55 h

Representantes da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal apresentaram hoje ao presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), propostas para reformulação da Educação Infantil no Brasil. De acordo com o presidente da fundação, Eduardo Queiroz, a formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), coordenada pelo Ministério da Educação, é uma oportunidade estratégica para aperfeiçoar o modelo adotado no País.

“Nossa proposta adota o conceito de parentalidade, que olha o contexto da criança na família, ao mesmo tempo em que favorece a formação profissional e a aprendizagem das crianças”, observou Queiroz.

Ele fez uma leitura crítica do texto preliminar da Educação Infantil na BNCC , por não contemplar as questões da formação e da avaliação de desempenho.

NOVOS ARRANJOS – A gerente da Área de Educação Infantil da fundação, Beatriz Ferraz, acrescentou que é preciso discutir alternativas dentro do modelo existente e pensar outros arranjos para contemplar situações diferentes, como, por exemplo, o atendimento de filhos de populações ribeirinhas e famílias da zona rural.

“O problema do modelo único, onde as crianças são atendidas em turnos de oito horas, é que não permite o vínculo afetivo da criança aos cuidados de um profissional que atende 20 crianças ao mesmo tempo”, argumentou Ferraz, para quem é preciso ouvir as famílias e mapear experiências internacionais de sucesso.

FORMAÇÃO – Alex Canziani defendeu parcerias na formação dos profissionais e destacou a importância do desenvolvimento de habilidades não cognitivas na formação de crianças de 3 a 5 anos e também na de adolescentes de 15 a 19 anos.

“Investir na Educação Infantil é uma prioridade, porque a qualidade do aprendizado nessa fase será decisiva para o sucesso acadêmico do aluno ao longo de toda sua vida”, sustentou Canziani, que prometeu apoio para implantar em Londrina o projeto piloto de desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação que está sendo desenvolvido pela fundação.

DOCUMENTÁRIO – Em maio, a fundação fará o lançamento mundial do documentário “O Começo da Vida”, filme sobre a Primeira Infância, que retrata os desejos e desafios de famílias com filhos pequenos no Brasil e no mundo. O objetivo é sensibilizar e mobilizar pais, famílias, profissionais, líderes, organizações e governos sobre a importância dos primeiros anos da vida e o impacto que este período tem no futuro. Canziani prometeu incluir o Paraná na rede de locais que participarão do lançamento.