FPE lança edição 2015 de ciclo de palestras

Esta é a terceira edição da série “Educação em Debate”, que este ano compilará os vídeos das oito palestras promovidas em 2014 pela Frente da Educação e Comissão de Educação da Câmara, em encontros promovidos em Brasília e em Londrina (PR). O grupo trouxe para o debate legislativo temas como educação a distância, ensino profissional e inteligência emocional.
O presidente da frente, deputado Alex Canziani (PTB-PR), explica a importância das palestras: “O ciclo contribui para mobilizar pessoas e ideias em torno de um sonho comum: fazer da Escola no Brasil um verdadeiro instrumento de transformação da sociedade”.
As oito palestras foram gravadas em pen-drive em alta resolução. A mídia é acondicionada em box especial e contém um folder com a apresentação do material, descrição dos temas e as biografias dos palestrantes.
Para viabilizar o material, a FPE e a Comissão de Educação contaram com parcerias da Confederação Nacional do Comércio, Sesc e Senac e faculdade UniFil, de Londrina, entre outros.
Veja quem são os palestrantes e os temas apresentados:

Newton Campos – Professor da FGV-SP e palestrante internacional da IE Business School (Espanha). Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. E Master in Business Administration pela IE Business School de Madri (Espanha) e pelo IIM Indian Institute of Management de Kolkata (Índia). Escreve para o blogger de educação e tecnologia do Jornal “O Estado de S. Paulo”
Os saberes das crianças e saberes dos educadores: Um diálogo possível?
Emília Cipriano – Assistente social e doutora em Educação pela PUC de São Paulo. Mestre em Psicologia da Educação, também pela PUC, e especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais do Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social (INDES) e Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID).
A Organização do Sistema de Educação Profissional e os desafios do Brasil
Remi castioni – Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e professor-pesquisador da Universidade de Brasília. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador da linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação do PPGE. Tem experiência na área de gestão de políticas federativas. Atua no tema da educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional.
Como a Inteligência Emocional influencia sua vida profissional e escolar
Carlos Aldan – Graduado em Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas no Saint Olaf College (Northfield, Minnesota, EUA). Tem MBA na Hull University (Hull, Inglaterra). Fundador do Grupo Kronberg, especialista em Life Coaching pelo Life Coaching Institute (Greenville, Carolina do Sul, EUA) e pelo Institute Coaching Federation, filiado à Harvard Medical School. Membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review pelo Institute of Coaching Professional Association.
Escola da Inteligência: Educando a Emoção e Formando Pensadores
Augusto Cury – Psiquiatra, psicoterapeuta e cientista. Autor de mais de 35 livros, entre ficção e não ficção, publicados em mais de 60 países. Criou o Programa Escola da Inteligência para ser introduzido na grade curricular, com enfoque na educação da emoção e no desenvolvimento da inteligência. Seu instituto, o Augusto Cury Cursos, promove cursos para adultos e crianças para o desenvolvimento da qualidade de vida e da excelência emocional.
Escola da Inteligência e a Educação da Emoção
Augusto Cury – Psiquiatra, psicoterapeuta e cientista. Autor de mais de 35 livros, entre ficção e não ficção, publicados em mais de 60 países. Criou o Programa Escola da Inteligência para ser introduzido na grade curricular, com enfoque na educação da emoção e no desenvolvimento da inteligência. Seu instituto, o Augusto Cury Cursos, promove cursos para adultos e crianças para o desenvolvimento da qualidade de vida e da excelência emocional.
Nova Escola, Novo Aluno, Novo Professor e Muitos Desafios
Max Haetinger – Psicopedagogo, mestre em educação a distância e técnico em expressão criadora. Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em informática na educação pela UFRGS. Frequentou a Escola Superior de Educação Física, Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS e Economia na PUC-RS. Ministra cursos sobre temas ligados às áreas da educação, tecnologia, motivação, empreendedorismo, mídias e novas tecnologias.
Internacionalização das Universidades Brasileiras
Heitor Gurgulino – Presidente da Academia Mundial de Arte e Ciência, secretário-geral Emérito da Associação Internacional de Reitores de Universidades. Foi reitor da Universidade das Nações Unidas (Tóquio). Bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Mackenzie, doutor Honoris Causa da Universidade do Estado da Califórnia (EUA) e da Universidade Autônoma de Guadalajara (México).