Festival de Matemática mobiliza alunos do Paraná

AssCom Alex Canziani
23 de Maio de 2018 - 22:25 h

Crédito: Festival no Sesc-Portão, de Curitiba

Em Londrina o evento será aberto amanhã de manhã e vai até sexta-feira. Deputado Alex Canziani apoia.

 

O Paraná já mergulhou no universo dos números. O “Festival da Matemática 2018”, que envolve escolas públicas e privadas, já está acontecendo. É a segunda edição do evento, que começou no ano passado como parte das ações do Biênio da Matemática 2017-2018, em homenagem à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, ambos com sede no Brasil. O biênio foi instituído pela Lei nº 13.358, de 7 de novembro de 2016, de autoria do deputado federal Alex Canziani (PTB).

Durante os eventos, que são regionalizados, as escolas trabalham com oficinas e cursos relacionados aos conceitos da disciplina de modo prático e criativo com músicas, teatro, gincanas, desafios matemáticos, paródias, exposições de artes, jogos eletrônicos e palestras.

As ações são acompanhadas pela equipe de Matemática do Departamento de Educação Básica e dos 32 Núcleos Regionais da Secretaria de Estado da Educação. “Todas as escolas e os técnicos dos núcleos de educação estarão envolvidos em ações que vão contribuir para divulgar e falar sobre a importância da Matemática, além de buscar novas alternativas e metodologias que contribuam para o ensino da disciplina”, disse a superintendente da Educação, Inês Carnieletto.

Ela afirmou que o incentivo da primeira edição do festival contribui para melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). “Já percebemos um avanço no desempenho dos alunos nas avaliações do Saep e isso é reflexo também dessa nova visão da matemática”, destacou.

A vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vanessa Ishikawa Rasoto, disse que o principal objetivo do evento é desmistificar a disciplina. “Se conseguirmos fazer com os nossos alunos aprendam de maneira lúdica e gostosa, tudo será diferente na vida deles porque a Matemática está presente em tudo que fazemos”, afirmou.

APRENDIZADO – O coordenador de Matemática da UTFPR, André Fábio Steklain Lisboa, destacou os principais desafios para o ensino da disciplina. “Precisamos motivar os alunos a aprender a Matemática e investir na formação continuada dos professores para que eles conheçam novas ferramentas do ensino da Matemática”.

Para o deputado Alex Canziani, o grande motivo que norteia o festival é estimular o gosto e a curiosidade pela matemática. “A matemática é peça chave para o desenvolvimento humano. Se pudermos estimular isso nas crianças estaremos contribuindo bastante para a evolução e o desenvolvimento da educação em sala de aula e também para o próprio futuro delas, principalmente durante suas atividades profissionais”, avalia o parlamentar, que preside a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional.

LONDRINA – Londrina também está mergulhando no festival. Segundo o coordenador de Educação do gabinete parlamentar de Canziani, professor Luciano Rudnik, a cidade conta com 40 escolas estaduais e municipais, e também do Sesc, Senac, Senai, Sesi e da universidade UniFil. São 4 mil alunos participando e visitando o evento, que será aberto amanhã, às 9 horas, pela chefe do Núcleo Regional de Educação, Luzia Maria de Jesus Alves.

O festival de Londrina acontece até sexta-feira, dia 25, das 8 às 18 horas, no ginásio do Sesc da Região Norte (Avenida Saul Elkind, 1555). A entrada é franca.

COM JORNAL “BEM PARANÁ”