Escolas municipais de Londrina recebem 65 tablets

AssCom Alex Canziani
28 de julho de 2017 - 15:40 h

A Secretaria Municipal de Educação (SME) entrega, na próxima segunda-feira, 65 tablets às escolas municipais Ruth Ferreira de Souza e Corveta Camaquã. Serão repassados 30 equipamentos para cada unidade e os outros cinco ficarão de reserva na SME para uso em capacitações e eventuais substituições. Com a iniciativa, as instituições contempladas poderão utilizar os aparelhos como ferramentas didáticas para reforçar o aprendizado dos alunos. A solenidade de entrega será realizada às 8h30, na escola Ruth Ferreira de Souza, na Rua Camilo Simões, 326, Parque Universidade.

Os equipamentos foram doados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE/PR), por meio do deputado federal Alex Canziani. Participam da cerimônia, além do deputado, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, representantes da Educação, além de diretores, professores e alunos.

Segundo Maria Tereza, serão contempladas com os tablets duas escolas municipais que ainda não tinham acesso a esse recurso e que, agora, vão ter uma ótima oportunidade de ampliar o leque de atividades desenvolvidas para modernizar e melhorar seu ensino. “Estamos felizes com a aquisição dos novos equipamentos, que vão permitir que os alunos tenham contato com uma ferramenta nova. Os tablets já vêm sendo utilizados proveitosamente por várias escolas municipais da cidade e com essas duas novas unidades atendidas não será diferente”, comentou.

A secretária informou ainda que os tablets já estarão à disposição logo após a entrega e começarão a ser utilizados neste início do segundo semestre letivo. “Os professores das escolas que ganharam os aparelhos vão receber formação para inserir os tablets no planejamento pedagógico e fazer o melhor uso dele nas atividades de ensino”, disse.

Ampliação – Atualmente, 35 unidades escolares de Londrina, sendo 32 escolas municipais e 3 CMEIs, já realizam trabalhos educacionais utilizando tablets. Com a nova aquisição, mais duas escolas passam a ser inseridas no projeto “TIC em Educação”. O objetivo principal desta iniciativa é oportunizar aos professores da rede municipal de Londrina conhecimentos para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como recursos mediadores do processo educacional na prática pedagógica na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e também na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os conteúdos abordados nas aulas que integram o uso das tecnologias da informação e comunicação são aqueles descritos na grade curricular de cada ano. Após serem abordados e trabalhados em sala de aula, de acordo com orientação específica de cada disciplina do núcleo comum do currículo, os conteúdos são ampliados nas aulas do projeto “TIC em Educação”, culminando com atividades de produção de materiais como textos, imagens, vídeos, livros e e-books por parte dos alunos.

RENAN OLIVEIRA/N.COM