Entidades aderem ao movimento pelo contorno ferroviário de Apucarana

AssCom Alex Canziani
8 de Abril de 2014 - 22:10 h

Representantes de várias entidades, atendendo a convite feito pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), decidiram apoiar a mobilização que tem como objetivo incluir no PAC 3 as obras pela retirada dos trilhos da ALL que atravessam a cidade. A reunião, realizada ontem, tamb&eacutem teve a presença do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior, que representou o prefeito Beto Preto. “A administração apoia integralmente a proposta de retirada do trem de carga da área urbana. Isso &eacute coisa que já passou da hora de acontecer”, afirmou o vice-prefeito.

No início, houve algumas divergências em relação à proposta, pois foi lembrado outro projeto, o do Trem P&eacute Vermelho, que ligaria Londrina a Maringá, passando por Apucarana, e que contempla a existência de trilhos na área urbana. Tamb&eacutem foram ventiladas outras sugestões para a questão dos trilhos, hoje usados atrav&eacutes de concessão para a ALL, como a do rebaixamento.&nbspMauro Carlos, presidente do Observatório Social de Apucarana (OSA), lembrou que em Londrina houve remoção dos trilhos. “Hoje a cidade chegou de novo onde estão os novos trilhos e os problemas continuam. Isso já não vai acontecer em Maringá, onde os trilhos foram rebaixados”, argumentou.

Júnior Serea, presidente da ACIA, lembrou, por&eacutem, que o objetivo da reunião era deliberar sobre a única proposta possível de ser incluída no PAC 3, que &eacute a inclusão do projeto de remoção dos trilhos para fora da área urbana de Apucarana. A proposta foi apresentada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), durante visita à ACIA no final de março. A maioria concordou que &eacute vantajoso para o município iniciar uma ampla mobilização e tentar incluir o projeto no conjunto de obras a ser aprovado pelo governo federal.

Al&eacutem da mobilização das entidades, a ACIA conta com o apoio da administração municipal para unir forças políticas de correntes diversas, como deputados federais e senadores. Na próxima terça-feira, dia 15, o grupo vai voltar a se reunir e apresentar o projeto executivo às entidades. A ideia &eacute organizar uma comitiva que vá a Brasília e, com o maior apoio político possível, apresente o pleito do município nos órgãos t&eacutecnicos do governo federal. “A comunidade sem a classe política não consegue emplacar a proposta. E os políticos, sem a mobilização da comunidade, não vão se unir em torno da proposta da forma como deve ser”, acrescenta o presidente da ACIA.

Júnior da Femac lembrou que a proposta de remoção dos trilhos foi feita pela primeira vez por Beto Preto, em sua primeira campanha de prefeito. O projeto executivo para o contorno ferroviário começou a ser realizado em 2011, por engenheiros da Vega Engenharia e Consultoria Ltda. Licitado por R$ 2,3 milhões, o projeto teve a maior parte dos custos bancada pelo governo federal (R$ 2 milhões) e o restante como contrapartida da Prefeitura de Apucarana. A obra está orçada em mais de R$ 200 milhões.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ACIA