Ecocâmara treina serventes para coleta seletiva

AssCom Alex Canziani
18 de junho de 2015 - 18:19 h

O quarto-secretário da Câmara dos Deputados, Alex Canziani (PTB-PR), abriu nessa quinta-feira o segundo treinamento de coleta seletiva para funcionários de apartamentos e blocos da SQN 302 Norte, a quadra onde estão situados os apartamentos funcionais dos parlamentares em Brasília. A programação faz parte do projeto “Quadra Convida”, criado pela Quarta-Secretaria para implementar práticas sustentáveis e integrar a comunidade do entorno.
O treinamento é conduzido pelo Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (Ecocâmara) e é dirigido a porteiros, serventes e garagistas diretamente responsáveis pelo descarte dos resíduos das residências e dos blocos de apartamentos.
O coordenador-geral do Ecocâmara, Gilson Dobbin, lembrou na abertura do treinamento que a iniciativa da Câmara está afinada com a Lei de Resíduos Sólidos aprovada por aquela casa legislativa. Canziani agradeceu a participação dos trabalhadores que atuam na quadra no treinamento e explicou que o sucesso da coleta seletiva está nas mãos deles.
Os funcionários da quadra foram divididos em três turmas, composta por, aproximadamente, 30 alunos cada. A primeira recebeu o treinamento no dia 15 de junho a segunda, no dia 18, e a terceira está prevista para o dia 25 próximo.
QUADRA CONVIDA – O projeto Quadra Convida prevê a adoção de tecnologias de reuso de água, economia de energia e acessibilidade. Estão programadas também uma série de ações de revitalização da quadra.
Com a conclusão das obras de reforma dos nove blocos e a retirada dos tapumes em torno dos canteiros de obras, a Câmara dos Deputados idealizou uma série de atividades e intervenções para “devolver” a quadra para a cidade, integrando a comunidade local e do entorno da quadra.
O projeto resgata os princípios que inspiraram o aspecto urbanístico das superquadras idealizadas por Lúcio Costa, arquiteto que desenvolveu o Plano Piloto de Brasília. Segundo o arquiteto, Brasília foi criada para resgatar os valores essenciais ao bem-estar coletivo, concebida como uma cidade-parque em que homem e natureza convivessem de forma harmoniosa e em que os laços comunitários fossem fortalecidos.
Fiel a esses princípios, o projeto Quadra Convida prevê a realização de uma série de atividades nas áreas comuns da quadra, como ginástica ao ar livre, feira de produtos orgânicos, atividades cívicas, feira de livros, teatro de bonecos etc.
Além dos moradores e funcionários da quadra, o projeto irá envolver moradores das quadras vizinhas, comerciantes e trabalhadores do comércio local e do setor hospitalar situados próximos à Quadra 302 Norte.