Dilma diz que vem aí o ‘Pronatec 2.0’

AssCom Alex Canziani
14 de Maio de 2014 - 16:00 h

A presidenta Dilma Rousseff disse que at&eacute o final deste mês apresentará a nova versão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino T&eacutecnico e Emprego, o “Pronatec 2.0”, que vai incluir cursos para melhorar a gestão de microempreendedores individuais e pequenos empresários. Segundo a presidenta, o Pronatec vai se tornar uma política de estado.

“Neste novo Pronatec, devido às demandas que recebemos no primeiro, iremos tamb&eacutem incluir cursos para melhorar a gestão de microempreendedores individuais e pequenos empresários”, destacou.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), o programa tem permitido “um avanço considerável inclusive na visão que as pessoas têm do ensino t&eacutecnico. Antes, fazer um curso t&eacutecnico era uma opção menor. As famílias queriam que o jovem fizesse um curso superior. Hoje já não &eacute tão assim”, salientou o parlamentar paranaense.

O deputado da educação tamb&eacutem lembra que ele foi relator do projeto na Comissão de Trabalho. “Tenho que destacar a nossa alegria de relatar o programa, ao constatar o sucesso do Pronatec que vem mudando a vida de muitos jovens, de trabalhadores e pessoas que estão desempregadas.” Para o parlamentar, os beneficiados têm a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “&Eacute atrav&eacutes do Pronatec que vamos combater o apagão do mão de obra no país.”

O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. At&eacute 2014, a meta &eacute oferecer 8 milhões de matrículas em cursos t&eacutecnicos, de formação inicial e continuada. De acordo com o governo federal, o programa contabiliza atualmente 6,89 milhões de matrículas, e o investimento será de R$ 14 bilhões at&eacute o final de 2014.