Deputados e especialistas discutem PNE em Brasília

AssCom Alex Canziani
20 de Maio de 2015 - 16:03 h

A execução do atual Plano Nacional de Educação, o segundo já elaborado, foi a tônica de um debate realizado pelo programa semanal “Expressão Nacional”, da TV Câmara, da Câmara dos Deputados. O programa, gravado, foi ao ar ontem pela emissora, mas pode ser assistido na íntegra aqui. Deputados e especialistas trataram do tema por quase uma hora.
Um dos participantes foi o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR). Ele demonstrou preocupação pelo fato de o PNE ter 20 metas. Para ele, melhor seria se o plano tivesse apenas de três a cinco boas metas, o que seria mais factível. “Quem tem vinte metas não tem nenhuma, de qualquer forma, no que depender de mim as vinte metas serão atingidas”. O plano tem dez anos para ser realizado. “A educação é estratégica para o Brasil, e temos metas ousadas, como as metas municipais e estaduais, que deverão ser apresentadas até o mês que vem.”
Canziani também falou da necessidade de se oferecer um salário justo para os professores: “Não tem como falar em educação se não falar em professor”, destacou o parlamentar paranaense. O deputado da educação também falou da importância da chamada “primeira infância”, fase, em torno dos 6 anos de idade, em que os neurônios e as sinapses estão sendo desenvolvidos dentro do processo cognitivo da criança. Os problemas de custeio dos programas e projetos educacionais e a necessidade de um pacto federativo também foram mencionados pelo presidente da FPE.
O Plano Nacional de Educação ficou em discussão no Congresso Nacional por quatro anos. Terminou com 20 metas claras a serem atingidas e com recursos garantidos: 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos. Na prática, deverá ser investido o dobro do que em 2014.
PARTICIPAÇÕES – Além de Canziani, participaram do programa o presidente da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional em Defesa das Universidades Públicas, Estaduais e Municipais do Brasil, Cleber Verde (PRB-MA) o coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília, Isaac Roitman o pesquisador associado do Encontro de Laboratórios de Cidadania e Educação (Enlace), Moaci Alves Carneiro, e o integrante da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do MEC, Luiz Fernandes Dourado, que participou por telefone.
Neste link é possível acessar as intervenções do deputado dentro do debate.