Deputados discutem projetos sobre mediação e arbitragem

AssCom Alex Canziani
9 de Abril de 2014 - 22:08 h

Em audiência pública realizada ontem na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, várias autoridades manifestaram apoio à iniciativas que visam à “desjudicialização”, apresentando dados relevantes sobre os procedimentos do Judiciário brasileiro. Os projetos de lei nºs 7.169/14 e 7.108/14, que tratam da mediação e da arbitragem na resolução de conflitos, respectivamente, têm como relator na CTASP o deputado Alex Canziani (PTB-PR), que presidiu a reunião.

De acordo com dados de 2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 18,9 milhões de processos foram julgados no Brasil, enquanto o Judiciário recebeu 20 milhões de processos para analisar. As informações foram colocadas pelo presidente da Confederação Nacional do Sistema Financeiro (CONSIF), Murilo Portugal Filho, representando a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF). “Esses números deixam claro que não &eacute só uma questão de aumentar a eficiência do poder Judiciário, mas uma nova forma de resolver litígios”, afirmou.

O Projeto de Lei da Mediação (PL 7.169), caso aprovado, segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em caso de não haver alteração, segue para sanção. “A sanção será mais rápida. Queremos votar at&eacute o final de abril”, informou o Deputado Alex Canziani (PTB-PR).