Deputado defende ampliação do Pronatec

AssCom Alex Canziani
6 de Maio de 2014 - 22:01 h

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), defende a ampliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino T&eacutecnico e Emprego (Pronatec). Para o parlamentar paranaense, que foi o relator do projeto na Câmara dos Deputados em 2011, o sucesso do programa e as demandas no mercado de trabalho justificam mais investimentos nos cursos.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, “e oferece ao trabalhador e ao jovem uma perspectiva profissional muito boa”.

Para o deputado da educação, o programa tem permitido “um avanço considerável inclusive na visão que as pessoas têm do ensino t&eacutecnico. Antes, fazer um curso t&eacutecnico era uma opção menor. As famílias queriam que o jovem fizesse um curso superior. Hoje já não &eacute tão assim.”

Alex Canziani lembra que, junto com o próprio Pronatec, que já atende mais de seis milhões de estudantes, cresceu tamb&eacutem as matrículas no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), um sistema informatizado, gerenciado pelo Minist&eacuterio da Educação, em que instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissionalizante e tecnológica ofertam vagas de graça em cursos t&eacutecnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino M&eacutedio (Enem). O programa foi lançado pelo MEC no ano passado e atualmente disponibiliza mais de 239 mil vagas.


Ouça aqui a entrevista do deputado Alex Canziani sobre a ampliação do Pronatec.