Crise da saúde de Londrina é tema de debate

A falta de dinheiro para se fazer os investimentos necessários na saúde foi a tônica abordada hoje, ao vivo, pelo deputado federal Alex Canziani (PTB) durante o programa “Tribuna da Massa Primeira Edição”, da Rede Massa de Londrina, com o apresentador Carlos Camargo. Canziani participou da conversa junto com os deputados federais Luiz Carlos Hauly e Marcelo Belinati, todos com domicílios eleitorais na cidade. Segundo o petebista, a saúde realmente carece de mais investimentos, “mas não podemos tapar o sol com a peneira: falta recursos”.
Alex Canziani acha que há desvios de recursos, má gestão, pouca remuneração de médicos e hospitais. Ele considera que é preciso traçar e executar uma política mais justa que contemple melhor o setor e que os instrumentos de fiscalização e punição necessitam ser mais rigorosos. Entretanto – pondera o parlamentar –, não se pode ficar apenas lamentando os fatos e só arrumando culpados, “é preciso agir de forma que o sistema público de saúde melhore de fato”.
Ele lembrou que com a aprovação da Emenda Constitucional 86, promulgada pelo Congresso Nacional no mês de março, a tendência é que os investimentos melhorem no decorrer dos anos, pois a nova lei torna impositiva a execução das emendas individuais dos parlamentares ao Orçamento da União. O texto obriga o Poder Executivo a executar as emendas parlamentares ao Orçamento até o limite de 1,2% da receita corrente líquida realizada no ano anterior. Metade do valor deverá ser aplicada na saúde, o que inclui o custeio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O QUE OS DEPUTADOS FAZEM – A participação dos parlamentares no bloco do programa, que começou às 13 horas, foi de quase 28 minutos. Carlos Camargo perguntou aos deputados o que eles têm feito pela saúde de Londrina e região, uma vez que a situação de hospitais e outras unidades de saúde da região é grave. O apresentador lembrou o recente caso do Hospital Doutor Anísio Figueiredo, que fica na Região Norte de Londrina, onde faltam elementos básicos para o atendimento digno, como macas e camas adequadas, por exemplo.
Alex Canziani lamentou tais situações, mas destacou as ações que, como parlamentar, tem realizado, como a idealização e liberação de recursos para a construção da Unidade de Queimados do Hospital Universitário, recursos para investimentos no mesmo hospital, inclusive para a construção de uma subestação de eletricidade, o que lhe dá autonomia na distribuição de energia verbas para o Hospital Infantil e para as reformas e ampliação da Santa Casa de Misericórdia, e para a implantação de uma unidade neonatal na Santa Casa de Cambé, todos projetos já liberados e realizados.
O parlamentar petebista mencionou que os três deputados federais estão unidos e procuram atuar juntos, declaração apoiada por Belinati e Hauly. Canziani disse que os três procuram fazer parcerias para a liberação de mais recursos federais, e não apenas para a saúde, mas também para a educação, infraestrutura e outras áreas. “Eu, o Hauly e o Marcelo nos damos muito bem e procuramos sair na frente na luta por mais verbas. Estamos trabalhando nesse sentido, mas outros agentes políticos também precisam engrossar a luta”, destacou Canziani.
Veja a entrevista e o debate completos no link do programa “Tribuna da Massa” clicando nos vídeos “Representantes do Paraná”, no site da Rede Massa Londrina.