Criação de frente regional de educação gera expectativa no Norte do Estado

AssCom Alex Canziani
16 de junho de 2014 - 08:37 h

Professores, vereadores, secretários de governo, prefeitos, lideranças de diversas instituições que tratam do tema educação estiveram reunidos sábado para conhecer o projeto da Frente Parlamentar Regional, proposta pelo presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, professor Rony Alves (PTB). O objetivo do encontro &eacute ampliar a comunicação entre os legisladores e os educadores nas diversas cidades que compõem o Norte e Norte Pioneiro do Estado e facilitar o diagnóstico de problemas, conhecer as experiências positivas e ouvir os agentes da educação, propondo uma rede de debates e proposições.

“Esta &eacute uma proposta muito importante. A gente sente a sinergia, por que ela vai crescendo, na medida em que a gente dialoga mais e fortalece nossas lutas. Várias regiões têm feito trabalho de excelência. Se conseguirmos falar a mesma língua, as ações vão desenvolver com mais facilidade. Transformação na educação não &eacute simples. Mas &eacute uma tarefa possível, que estamos sonhando e lutando”, declarou o presidente Rony.

Alex Canziani, por sua vez, destacou que esta convergência de forças vai trazer resultados mais efetivos para a região. “Quero dizer da importância deste momento que estamos vivendo hoje. Dizer da nossa alegria em poder estar realizando junto com a Câmara Municipal, este trabalho tão importante que irá resultar numa conexão, ligação, conosco, lá em Brasília. Muitas vezes as ideias que transformam não nascem lá nos gabinetes. Este &eacute o motivo deste encontro”, disse o parlamentar.

MOBILIZAÇÃO – A Frente Parlamentar Regional terá como meta organizar os debates e detectar as necessidades e interesses da educação nas cidades atendidas, definindo estrat&eacutegias e cronograma de trabalhos contínuos e apresentando propostas de interesses do setor. O trabalho será realizado pelos próprios professores, gestores e diretores das instituições, deixando mais aberto e democrático o espaço de diálogo entre os atores sociais da educação e poder público.

Para a assistente t&eacutecnica do Núcleo Regional de Educação de Londrina, professora Luzia Maria Alves, o encontro foi al&eacutem das expectativas e terá resultados importantes. “Estou na rede há muitos anos. Já passamos por muitos problemas bem difíceis. Graças às intervenções que tivemos e a oportunidade de espaços de discussões nos foi possível observar que o trabalho em rede tem dado resultados significativos. &Eacute por isso que esta proposta &eacute o caminho certo”, destacou.

A linha de reflexão &eacute compartilhada com a diretora do Col&eacutegio Estadual Ad&eacutelia Dionísia Barbosa professora Suely Volpato, de Londrina: “Eu acredito nisso aqui. Será um espaço maior para que possamos dar a nossa opinião. A partir do momento em que assumi como diretora eu busco mudar muitas coisas que eu sei que precisa de mudanças. Esta Frente vai ajudar muito neste processo”.

Segundo o diretor do câmpus da Universidade Federal de Jandaia do Sul, Roberto Petris, o evento oportuniza ampliar expectativas de transformação. Ele citou exemplos de soluções para a questão da valorização da remuneração dos professores e a experiência positiva que ocorre na universidade em que dirige.

A professora Anete Andrade Frederico, vereadora da cidade de Sertaneja e que há 31 anos atua no magist&eacuterio, trouxe ao debate uma importante bandeira de luta: a defesa dos professores da educação infantil. Ela destacou que há uma divergência e polêmica muito grande com relação à valorização destes profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Muitos professores e gestores da educação presentes no encontro indagaram os parlamentares sobre diversos temas que envolvem a educação. Questionados se este evento seria uma ação político partidária, os parlamentares propositores fizeram questão de explicar que o norte do projeto &eacute o diagnóstico das realidades dos professores e das escolas da região, possibilitando um debate constante, real e mais próximo das realidades e de resultados efetivos.

GESTÃO ESTRAT&EacuteGICA – Para dar suporte t&eacutecnico à elaboração e organização deste Fórum de Discussão permanente, os organizadores trouxeram o especialista em gestão estrat&eacutegica, Luis Reinaldo Sciena, membro da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento e tem extenso currículo na área da Educação e Tecnologias da Informação. Ele levou aos participantes suas experiências e conselhos sobre a modernização dos processos de gestão educacional.

O encontro contou com a participação dos prefeitos de Itambaracá, Amarildo Tostes (PSD) e de Nova Fátima (PDT), Nilson Xavier. Diversas cidades estiveram representadas no evento, entre as quais Marumbi, Santa F&eacute, Camb&eacute, Itambaracá, Rolândia, Ibiporã, São João do Ivaí, Sertanópolis, Cafeara, Jaboti, Nova Fátima, Kalor&eacute, Londrina, Sertaneja, Arapongas e Guarapuava.

Tiago Dedon&eacute/Da Assessoria