Contratos do ‘Escola 1000’ assinados em Londrina

AssCom Alex Canziani
12 de Maio de 2017 - 17:14 h

Um grupo de escolas estaduais pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Londrina vai começar a receber R$ 100 mil do Governo do Estado dentro do programa “Escola 1000”. A proposta inicial previa a liberação de recursos para 30 estabelecimentos pertencentes ao NRE, mas, por meio do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), a Secretaria de Educação ampliou o benefício para 53 escolas. “Algumas pessoas nos ajudaram nesta conquista, mas o papel do deputado [Alex Canziani] foi fundamental”, atesta a chefe do Núcleo, Lúcia Cortez. Um ato marcando a assinatura de contrato com as primeiras 13 escolas beneficiadas ocorreu hoje à tarde na sede do Núcleo de Educação de Londrina.

COMO É – O programa Escola 1000, lançado em setembro do ano passado, destina R$ 100 milhões para mil escolas da rede pública estadual realizarem obras de reformas e melhorias. Organizado pela Casa Civil do Governo do Paraná e pela Secretaria de Estado da Educação, o projeto contempla quase a metade de toda a rede estadual, formada por 2,1 mil unidades e um milhão de estudantes. O programa representa um avanço na democratização da gestão das escolas, pois envolve a comunidade escolar em audiências públicas na decisão de onde aplicar os recursos.

Serão feitas melhorias como reformas em quadras esportivas, banheiros, serviços de pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, calçamento, troca de telhados e forros, entre outras.

QUALIDADE – Chefes de núcleos de educação e diretores dos colégios contemplados no programa Escola 1 afirmam que a melhoria nas estruturas dos colégios irão refletir diretamente na segurança e na aprendizagem do estudantes.