Consórcio do asfalto recebe novos equipamentos

AssCom Alex Canziani
4 de Março de 2016 - 10:34 h

Ter vias bem pavimentadas é uma das maiores demandas das cidades. Pensando nisso, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento da Região de Astorga (Cindast), que atualmente atende 30 prefeituras, estará ampliando suas atividades ao inaugurar oficialmente, neste sábado, uma unidade para a usinagem de asfalto do tipo Pré-Misturado a Frio (PMF). Na mesma solenidade, às 11h30 na Casa da Cultura (Av. Doutor José Soares de Azevedo, 30, ao lado da Prefeitura), serão apresentados também os novos equipamentos que foram adquiridos para auxiliar e ampliar o serviço, realizado na forma de rodízio entre os municípios signatários.

Iniciativa inédita no Paraná, idealizada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), o Cindast foi montado e estruturado entre 2013 e 2014 e entrou em fase operacional a partir de 2015. Hoje já está ampliando sua base de atuação, devendo chegar a até 58 municípios nos próximos meses.

Atualmente o consórcio conta com duas usinas móveis de micropavimento (uma própria e outra locada). Já o lote que será entregue neste sábado, em Astorga, conta com um caminhão espargidor, uma destocadora de troncos e uma extrusora para execução de meio-fios e sarjetas.

Segundo o presidente do consórcio, Arquimedes Ziroldo (PTB), prefeito de Astorga, os novos equipamentos reforçam o parque de máquinas do Cindast de forma a atender as prefeituras participantes com mais agilidade. “Trata-se de mais uma importante conquista do Cindast. Desta forma poderemos atender melhor as demandas de pavimentação e manutenção asfáltica”, esclarece.

PROGRESSO
– De acordo com o deputado Alex Canziani, a proposta da união dos municípios, “que internamente chamamos de ‘consórcio do asfalto’”, é uma solução original que ajuda a alavancar o progresso dos municípios. “É o tipo de coisa que eu chamo de ‘ganha-ganha’: ganha o cidadão, ganham as prefeituras”, salienta o parlamentar paranaense, que articula inclusive a liberação regular de recursos federais para ampliar o potencial de investimento e crescimento do consórcio. Ele já conseguiu R$ 1 milhão, e outros R$ 800 mil foram obtidos através do senador Álvaro Dias (PSDB).

Outros equipamentos deverão ser incorporados em breve. Um edital já foi publicado para a aquisição de outra usina de micropavimento, um multidistribuidor (usina para Tratamento Superficial Triplo – TST), caminhão novo com tração 6/4 e outro com tração 8/2, tanque pipa, rolo compactador vibratório, um veículo pick-up, uma pá-carregadeira, rolo compactador liso, um tanque pipa, caminhão toco 4×2 e outro com o terceiro eixo, equipado com carroceria metálica com guindaste.