Codinorp empossa secretário regional de Educação
A direção do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp), que reúne nove cidades do norte do Estado, estará dando posse amanhã, às 10 horas, ao seu primeiro secretário regional de Educação do Paraná, que foi escolhido através de um inédito processo seletivo nacional. O evento ocorrerá na Casa de Cultura de Jaguapitã, a 60 quilômetros de Londrina, onde será a sede da secretaria.
Quem assume a função é Amauri Monge Fernandes (na foto), de Santana do Parnaíba (SP). Ele foi escolhido dentre 367 inscritos de todo o país através de uma iniciativa do consórcio denominada “Aliança Regional pela Educação”, idealizada pelo presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado federal Alex Canziani (PTB).
O cargo de Fernandes, que passará a residir em Jaguapitã, não é indicação política, não será comissionado e nem seguirá o regime próprio dos servidores públicos.
MÃOS À OBRA – Nos dias 1º e 2 de fevereiro a SRE e seu secretário realiza a sua primeira atividade prática promovendo a “Semana Pedagógica” do Codinorp, em Florestópolis, com a realização de palestras sobre temas genéricos e específicos. Participarão do evento, voltado a professores, pedagogos, diretores e equipes técnicas das escolas municipais da região, palestrantes renomados no meio educacional do país.
O CODINORP – A criação do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná foi aprovada em assembleia dia 8 de setembro do ano passado. São nove municípios: Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira. Bela Vista do Paraíso deverá ser o próximo a ingressar na associação.
O Codinorp é a nova denominação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cires). A mudança no nome ocorreu justamente para contemplar outras atividades e a abrangência das ações dos municípios signatários. A presidência da associação é do prefeito de Prado Ferreira, Sílvio Damaceno (PP). O objetivo dos seus integrantes é aprimorar o atendimento dos serviços públicos de forma integrada e regionalizada, com atuação em todas as áreas.
INEDITISMO – A criação do inovador cargo de secretário regional de Educação e a realização da seleção nacional para a escolha do nome que comporia a função fazem parte de um esforço uníssono dos municípios consorciados para promover melhorias e qualificações mais significativas na política educacional da região, com base em definição de metas de interesse microrregional e obtenção de resultados uniformizados. “Entendemos que um profissional selecionado que pense o macro da região pode trazer resultados mais significativos para a educação dos municípios”, salienta Damaceno.
A escolha de Fernandes não foi simples. Desde novembro do ano passado, ele e os demais participantes do concurso nacional passaram por uma série de etapas, incluindo análise curricular (aspectos da trajetória profissional para a identificação de experiências relevantes em posições de liderança e gestão), sabatina e uma análise feita por uma banca de avaliação composta por expoentes da Educação brasileira. Todo o processo foi conduzido pela agência Vetor Brasil, de São Paulo, organização sem fins lucrativos que apoia o poder público na identificação e seleção de profissionais de excelência.
A idealização da seleção também partiu do deputado Alex Canziani, inspirado no processo de escolha, também inédita, do ocupante do cargo de secretário municipal de Educação de Londrina, que está sendo conduzido pela professora Maria Tereza Paschoal de Morais, de Ourinhos (SP). “O que vale é a meritocracia. O secretário regional tem que ser alguém da área, que entenda do assunto do ponto de vista técnico e pedagógico, não é o caso de preencher este importantíssimo posto com uma pessoa fora do meio”, justifica o parlamentar.