Cindast terá nova usina do asfalto para municípios

O programa de pavimentação promovido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Região de Astorga (Cindast) deu tão certo que uma segunda usina de asfalto está sendo disponibilizada para dar conta da demanda. O novo equipamento, uma usina de micropavimento asfáltico automatizada, será entregue ao Cindast sexta-feira, dia 3 de julho, na cidade de Marumbi (93 quilômetros de Londrina). A usina será apresentada à comunidade às 10 horas, em frente ao prédio da prefeitura, na Rua Vereador João Fuzetti, 800, Centro. Prefeitos da região estão sendo convidados para participarem da solenidade.
Desde quando começou a funcionar, no final do ano passado, a primeira unidade já atendeu vias urbanas de Astorga, Colorado, Miraselva, Jaguapitã, Paranacity, Sabáudia, Santa Fé e se encontra no Município de Prado Ferreira, totalizando 144 mil metros quadrados de recape asfáltico. Os próximos municípios a serem atendidos são Nova Esperança, Centenário do Sul e Munhoz de Mello.
Cada município proponente do Cindast pode realizar até 18 mil metros quadrados de pavimentação por vez, na forma de rodízio. A usina móvel pode executar 4 mil metros lineares por dia, ao custo aproximado de R$ 3,60 o metro quadrado.
Segundo o presidente do consórcio e prefeito de Astorga, Arquimedes Ziroldo (Bega), o próximo objetivo da entidade será adquirir mais uma unidade de micropavimento e uma usina de Tratamento Superficial Triplo (TST), além de outros equipamentos para ampliar a oferta de serviços. “Com essas aquisições poderemos ampliar o atendimento. Nosso objetivo é chegar a 50 municípios”, comenta o prefeito Bega.
CIDADES UNIDAS – O Cindast é uma idealização do deputado federal Alex Canziani, que propôs a união de municípios para facilitar a viabilização de equipamentos especiais e insumos objetivando atender a uma grande demanda de pavimentação de vias, a preços mais baixos para as prefeituras. Canziani conseguiu R$ 1 milhão no orçamento da União para a aquisição da primeira usina, já em operação e outros recursos estão sendo obtidos para melhorar a capacidade do consórcio. Para isso, a entidade conta também com os esforços do senador Álvaro Dias (PSDB).
Hoje, o Cindast é formado por Astorga, Centenário do Sul, Colorado, Jaguapitã, Miraselva, Nova Esperança, Paranacity, Prado Ferreira, Santa Fé, Munhoz de Mello e Sabáudia, entretanto, com a aquisição desta segunda unidade, será possível atender outros municípios. Com isso, o consórcio também terá municípios do Vale do Ivaí, com as integrações de Godoy Moreira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí, e ainda Cândido de Abreu e Corumbataí do Sul, ambos do centro do Estado, e Santa Inês e Porecatu, no Norte e Noroeste do Paraná.