Cidades inovam com secretário regional de Educação

AssCom Alex Canziani
11 de outubro de 2017 - 17:03 h

O Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) está inovando. A associação, formada por dez municípios, pretende criar uma função inédita na gestão pública: a de secretário regional de educação. Esse cargo será responsável por construir um processo mais eficiente de administração e garantir melhores resultados no conjunto do ensino que é oferecido nos municípios associados.

A seleção também será inovadora, a começar pelo nome: “Aliança Regional pela Educação”. Em parceria com o Vetor Brasil, instituição especializada de São Paulo, foi construído um processo de pré-seleção objetivo e transparente, com abrangência nacional. O Vetor Brasil é uma organização sem fins lucrativos que busca, avalia e desenvolve profissionais para atuar na gestão pública.

A iniciativa foi idealizada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), e é parte do projeto “Aliança Regional pela Educação” do Codinorp. O Vetor Brasil conduzirá todas as etapas da pré-seleção. Ao final do processo, que deverá se estender por 90 dias, o Codinorp irá escolher o profissional a partir da lista de finalistas encaminhada pelo Vetor Brasil. “Nosso objetivo é apoiar os governos a encontrarem os profissionais mais qualificados para os seus times. Estamos muito felizes por podermos participar dessa iniciativa em parceria com municípios tão inovadores quanto os do Codinorp e vamos trabalhar para que o consórcio tome uma decisão mais embasada na escolha do Secretário Regional de Educação”, enfatiza a Diretora Executiva da empresa, Joice Toyota.

Joice destaca que a situação dos municípios formados pelo consórcio é semelhante à de muitos outros ao redor do país. No total, as dez cidades somam cerca de 80 mil habitantes e por serem muito pequenas isoladamente, há desafios na Educação. Embora sete desses dez municípios tenham notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média nacional, a aprendizagem poderá ser aprimorada com essa parceria.

O presidente do Codinorp e prefeito de Prado Ferreira, Silvio Antônio Damaceno, reforça a estratégia envolvendo a figura do secretário regional. “Com essa união de forças, o profissional terá capacidade de articulação e liderança para gerir seus custos e recursos, além de garantir de forma estruturada, o cumprimento dos objetivos dos Planos Municipais de Educação”, afirma.

Além de Prado Ferreira, compõem o consórcio os municípios de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Primeiro de Maio e Porecatu.

Para o deputado Alex Canziani, a proposta é valorizar a competência profissional delegando a gestão da educação a quem tem um perfil inovador que possa, no fim, qualificar o ensino público. “O próprio Ministério [da Educação] acredita que, por ser um projeto inovador, poderemos levá-lo para outras partes do Brasil”. O deputado, que preside a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, acredita que a educação pode melhorar através de inovação e de pessoas: “Quanto mais gente de qualidade tivermos, mais estaremos preparando estas cidades para o futuro”. Canziani torce para que o futuro escolhido tenha capacidade, liderança “e vontade de poder transformar a educação”.

A abertura para o processo de escolha do Secretário Regional de Educação do Codinorp ocorreu hoje à tarde em Londrina (PR), após uma solenidade de lançamento. Ontem, um ato similar havia sido realizado no Congresso Nacional, em Brasília.

PRÉ-SELEÇÃO – O processo de pré-seleção será dividido em diversas etapas, que incluem análise curricular, referências profissionais, entrevista por competência e estudo de caso, uma sabatina dos finalistas com participação popular e entrevistas com banca avaliadora.

Os interessados em participar devem ter experiência em cargos de liderança no setor público ou privado, perfil empreendedor e com habilidades de liderança. A organização busca candidatos com características agregadoras, que sejam capazes de conectar estratégias dos 10 municípios para promover soluções eficazes para a educação pública regional.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.aliancapelaeducacao.org até o próximo dia 12 de novembro.

EM LONDRINA – Embora o cargo de Secretário(a) Regional de Educação seja inédito no país, o Vetor Brasil tem ampla experiência em buscar e desenvolver profissionais para cargos da alta administração. Na cidade de Londrina, por exemplo, a organização realizou, no fim de 2016, a pré-seleção para o posto de Secretário(a) Municipal de Educação.

Ao final da fase de inscrição, 129 pessoas disputaram a vaga e a nomeada foi a professora, advogada e ex-Secretária Municipal de Educação de Ourinhos (SP), Maria Tereza Paschoal, que assumiu o cargo em janeiro deste ano. Maria Tereza foi selecionada pelo prefeito da cidade, Marcelo Belinati (PP-PR), após o Vetor Brasil ter encaminhado a ele os nomes dos finalistas.

VETOR BRASIL – Criado em 2015, o Vetor Brasil é uma organização sem fins lucrativos, apartidária, que atua em parceria com governos estaduais e municipais para atrair, avaliar e desenvolver profissionais públicos. A missão da organização é criar uma rede engajada e diversa que potencialize o setor público brasileiro com o objetivo de fornecer melhores serviços públicos à população.

Desde sua criação, já foram alocados mais de 150 profissionais em 30 governos de 24 estados brasileiros em diversos níveis hierárquicos.

O Vetor Brasil tem o apoio e parcerias com entidades como o Google.org, Stanford University, Fundação Arymax, Fundação Lemann, Fundação Brava, Instituto Sonho Grande, e o Instituto Betty e Jacob Lafer.