Canziani sugere ‘Dia do Exportador’

AssCom Alex Canziani
18 de Fevereiro de 2016 - 08:38 h

Em reunião hoje na Câmara, representantes da Confederação Nacional da Indústria e do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) elogiaram a iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR) e Diego Garcia (PHS-PR), de apresentar um projeto de lei para incluir, no calendário oficial, o “Dia do Exportador”, que passaria a ser comemorado em 28 de janeiro. O debate é pré-requisito para aprovação da lei.

O diretor de Estatísticas e Apoio às Exportações do MDIC, Herlon Alves Brandão, considerou a homenagem um importante marco para incentivar os exportadores. “As empresas que exportam precisam ser reconhecidas, pois para competir no mercado externo precisam ser mais eficientes e investir muito em tecnologia. Elas, geralmente, pagam os melhores salários e trazem grandes benefícios para toda a sociedade, favorecendo a nossa balança comercial”, argumentou Brandão.

AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES – Segundo o representante do MDIC, o Brasil ocupa hoje a 25ª posição entre os maiores exportadores, mas ainda são poucas as empresas no país – apenas 20.322 atuaram no comércio internacional ano passado. Ele ressaltou que o câmbio desvalorizado é uma grande oportunidade para o Brasil ampliar sua presença no mercado externo. “Apesar da crise, verificamos uma reversão na balança comercial, saindo de um déficit de US$ 4 bi, em 2014, para um superávit de US$ 20 bil em 2015”, lembrou.

O assessor executivo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), José Carlos Sousa, louvou a iniciativa e lembrou que o governo em parceria com entidades da indústria e do comércio lançaram um ambicioso programa de estímulos às exportações – o Plano Nacional de Exportação, que inclui, entre outras iniciativas, investimentos na modernização de portos e construção ferrovias.

ABERTURA DOS PORTOS – Alex Canziani explica que a data de 28 de janeiro remete ao decreto de Dom João VI, que abriu em 1808 os portos do Brasil às nações amigas. Ele disse ter ficado surpreso ao descobrir que não havia uma data oficial para homenagear o exportador brasileiro. Atualmente a data é celebrada por alguns segmentos como o Dia do Comércio Exterior, mas não faz parte do calendário oficial. “Vamos nos esforçar para aprovar essa lei ainda este ano para já em 2017 comemorarmos oficialmente a data”, afirmou Canziani.

A assessora parlamentar da Confederação Nacional da Indústria, Ângela Borges, manifestou apoio da indústria brasileira à iniciativa da Câmara, e disse que ela será um incentivo para criar uma cultura exportadora entre os empresários brasileiros.

O deputado Diego Garcia se disse confiante com a capacidade das empresas brasileiras de enfrentar a atual crise e dar a volta por cima. “Apesar do pessimismo dos analistas, estou confiante no ano de 2016. O Brasil vai virar o jogo”, concluiu.