Canziani reúne para difundir Biênio da Matemática

Melhorar a educação e a vida dos brasileiros também é o papel da matemática, e é um dos motivos de o Brasil sediar, pela primeira vez, o “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” (www.bieniodamatematica.org.br). Para contribuir com a difusão da proposta, do aprendizado da Matemática e difundir a importância do ensino da matéria no país, o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), autor da lei que estabeleceu o biênio, vai percorrer o Estado para divulgar a programação, que culmina, ainda neste ano, com a “Olimpíada Internacional de Matemática” (IMO 2017), uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo na disciplina. No próximo ano, ainda dentro do biênio, será a vez do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018) trazer para o país pesquisadores de alto nível. “Juntos, os dois eventos oferecem a oportunidade de popularizar a matemática e aproximar comunidade científica, escolas e sociedade”, explica o deputado da educação.
Para iniciar o processo, Canziani reuniu nesta tarde, em Londrina, um grupo de 12 autoridades e lideranças para solicitar apoio do município na campanha do biênio. Estiveram presentes, dentre outros, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes chefe do Núcleo Regional de Educação, Lúcia Cortez a secretária municipal de Assistência Social, Mulher e Idoso, Nádia Moura o presidente da Câmara Municipal, Mário Takahashi (PV) e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Cláudio Tedeschi.
CALENDÁRIO – O biênio entrou no calendário oficial brasileiro (Lei 13.358/16) por iniciativa de Canziani e dos deputados Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB), para marcar a realização, no país, de dois dos maiores eventos da Matemática mundial. É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos, que só acontece a cada quatro anos, é realizado no hemisfério sul.
Alex Canziani acredita que o biênio, que homenageia o matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), considerado o primeiro matemático brasileiro, será um marco da mudança na compreensão da sociedade sobre a importância da Matemática. “O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, celebrou em 2014 a conquista, pelo brasileiro Artur Ávila, da ‘Medal Fields’, mais importante prêmio da matemática mundial. Essa será uma oportunidade para desenvolver atividades que ajudem a popularizar a Matemática”, saudou Canziani.
O biênio terá neste mês de abril o Festival da Matemática (http://festivaldamatematica.org.br/), entre outras atividades que estão sendo programadas pelo Impa, Sociedade Brasileira de Matemática e outros parceiros para promover a popularização da matemática.
O festival contará com atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família, como oficinas, exposições, protótipos em 3D, jogos eletrônicos, teatro, palestras e mostra de filmes.