Canziani quer que trem fique em Londrina

AssCom Alex Canziani
6 de agosto de 2015 - 11:39 h

“Vamos defender a permanência da locomotiva centenária que está na frente do PAI. Londrina e a ferrovia estão umbilicalmente ligadas.” Assim reagiu o deputado federal Alex Canziani (PTB) ao ser surpreendido hoje com a notícia do Jornal de Londrina de que a cidade poderá perder a velha locomotiva que decora a frente do Pronto Atendimento Infantil, em Londrina. “O trem tem que ficar onde está”, disse ele, em suas contas do Facebook e do Twitter. “Vamos trabalhar para que ele [o trem] permaneça e tenha condições de ser mantido e preservado.”

Alex Canziani já acionou seu gabinete, em Brasília, para levantar a questão técnica que sustenta a retirada da locomotiva, a fim de poder defender substancialmente a sua permanência nos organismos competentes.

Segundo o JL, Londrina está a um passo de perder, para Curitiba, uma peça histórica de 110 anos. A máquina, uma manobreira a vapor, está mal cuidada e foi requisitada formalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional à Prefeitura de Londrina. O Iphan informa que a locomotiva já foi cedida para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O compromisso, segundo o Iphan, é que a peça histórica seja recuperada “e colocada para rodar, provavelmente em algum dos passeios históricos em Curitiba”, segundo o Jornal de Londrina.

Veja mais aqui:
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1543609&tit=Londrina-perde-locomotiva-historica-para-Curitiba