Canziani eleito secretário da Câmara dos Deputados

AssCom Alex Canziani
2 de Fevereiro de 2015 - 09:17 h

O deputado federal Alex Canziani (PTB) foi eleito ontem quarto-secretário da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para o biênio 2015-2016. Na nova função, o parlamentar paranaense já avisou que pretende rever a política interna da destinação dos imóveis funcionais. Cabe ao quarto-secretário a distribuição das unidades residenciais aos deputados.

Canziani será o responsável também por propor à mesa a compra, venda, construção e a locação de imóveis da Câmara e encaminhar à diretoria-geral a concessão de auxílio moradia aos parlamentares que não estejam em imóveis funcionais.

Ele quer ainda o fim do auxílio-moradia para os parlamentares, que hoje custa R$ 3,8 mil mensais cada um para os cofres da Câmara. Com exceção dos parlamentares eleitos pelo Distrito Federal, a Câmara garante moradia em Brasília para os demais 505 deputados federais. Eles podem ocupar um dos 432 apartamentos funcionais, que são de propriedade da União, ou receber o benefício do auxílio-moradia.

“Acho que todos [os deputados] têm que morar em apartamentos funcionais e não precisam ser imóveis grandes não”, avalia o parlamentar paranaense, que pensa em promover reformas nas imensas unidades destinadas aos deputados: “Quero ver se transformamos um apartamento em dois, assim poderemos atender à nossa demanda”.

Canziani foi o mais votado dentre os indicados para a mesa, com 457 votos do colegiado. O novo presidente é Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Completam o quadro os deputados Waldir Maranhão (PP-PE), como primeiro-vice-presidente. Giacobo (PR-PR), será o segundo-vice Beto Mansur (PRB-SP), primeiro-secretário Felipe Bornier (PSD-RJ), segundo-secretario e Mara Gabrilli (PSDB-SP), que foi eleita para a terceira-secretaria da Casa.