Bom leitor lê o mundo, diz professor catarinense

O leitor competente é aquele que consegue articular os diferentes valores da leitura. Eis o resumo abordado pelo professor de Literatura Infantil Cleber Fabiano da Silva, durante a palestra “Formando o leitor competente”, realizada ontem à noite no Centro de Adoração da Igreja Presbiteriana Central. Para ele, mais importante que a boa leitura de um livro é a pessoa ter articulação e experiência para fazer uma boa leitura do mundo.
Um dos aspectos abordados pelo palestrante foi o desenvolvimento intelectual do leitor: “O leitor competente tem uma série de repertórios”. Silva destacou que temos quatros tipos de leitor: o “pré-leitor”, o “leitor iniciante”, o “leitor competente” e o “leitor crítico”.
Ele também destacou os aspectos do desenvolvimento da leitura por parte das crianças, que são bastante imaginativas, e mencionou que a leitura em si tem aspectos estéticos, cognitivos, sensorial e afetivo.
CONVITE – Cléber da Silva esteve em Londrina a convite do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR – foto ao lado), e da UniFil, Colégio Londrinense/Anglo Londrinense, como parte do ciclo de palestras “Educação em Debate”, da FPE.
No todo 592 pessoas participaram da palestra, entre diretores de escola, professores, supervisores de escolas municipais e estaduais, dirigentes, professores de escolas particulares e autoridades. O evento também teve transmissão on-line, e conseguiu arrecadar mantimentos para o Lar das Vovozinhas, de Londrina.