Alex critica decisão do Planejamento de suspender construção de creches
Crédito: Marcelino Jr.
Para deputado, o que o ministério está fazendo "é um crime"
“Isso é um crime contra a educação brasileira!” A afirmação foi feita pelo presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), ao criticar decisão do Ministério do Planejamento que cancela construções de mais de 3.500 centros de educação infantil (creches) e quadras esportivas em todo o País. As obras já haviam sido autorizadas, mas não iniciadas.
Canziani falou sobre a medida em discurso realizado ontem no Plenário da Câmara dos Deputados, convocou o Congresso Nacional a reagir: “Não é possível que o Parlamento vá permitir isso. Não podemos deixar cancelarem essas obras. Não podemos penalizar os municípios e as crianças.”
O deputado explicou que, com essa decisão, o dinheiro previsto para as obras vai voltar para os cofres do governo federal. “Vamos perder e, no ano que vem, não vamos conseguir alocar esses mesmos recursos para nossas creches”, lamentou.
BUROCRACIA – Segundo o parlamentar, é preciso compreender que, em muitos casos, o município está trabalhando há bastante tempo para viabilizar essas obras. “A grande maioria já tem o recurso nas contas das prefeituras e é uma burocracia infernal: é a questão da licitação, são empresas que dão problema. Nós não podemos permitir que essas obras e esses convênios sejam cancelados”, afirmou.
Veja o pronunciamento de Alex Canziani no plenário da Câmara, e leia matéria completa em https://goo.gl/YwcC9x.