Acordo com Enap rende escola de gestores no Paraná

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), e o presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Francisco Gaetani, acertaram, no último dia 13, em Brasília, os termos do acordo de cooperação técnica entre a ENAP e o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar). O acordo, que deve ser assinado em janeiro, tem por objetivo a implantação de uma escola de formação de gestores públicos no Paraná, visando à capacitação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica de servidores e dirigentes municipais.
A Escola Nacional de Administração Pública proporciona acesso à educação de qualidade a um grande número de servidores públicos localizados em todo o país, por meio de cursos presenciais e à distância. Também dá consultoria na montagem de cursos de capacitação e desenvolvimento de novas tecnologias de informação e de comunicação.
Criado em 2013 por sugestão de Canziani (na época denominava-se “Cindast”), o Cindepar surgiu para atender às demandas de pavimentação asfáltica nos municípios da região de Astorga. Sob o comando do prefeito daquela cidade, Arquimedes Ziroldo (Bega), o consórcio adquiriu usinas automotiva de pavimentação e implantou centenas de milhares de metros quadrados de asfalto em cinquenta cidades da região.
Com o aumento da região atendida – 30 municípios se inscreveram para ingressar no consórcio – e para atender à grande necessidade de formação, o consórcio ampliou o escopo de sua atuação para criar uma escola de qualificação de gestores – secretários municipais, dirigentes e servidores públicos, na região. A expectativa de Bega é que o Cindepar congregue 90 municípios de todo o Paraná.
ESPECIALIZAÇÃO – Segundo Canziani, o sonho é que a escola de gestores, que deverá ser implantada em Londrina, ofereça até cursos de especialização. “Temos uma necessidade urgente de aperfeiçoar a gestão pública. Os recursos são cada vez mais escassos e as demandas por serviços públicos crescentes. Temos que fazer mais com menos”, argumentou o deputado da Educação.
CURSOS À DISTÂNCIA – Os cursos de aprendizagem à distância são oferecidos na Escola Virtual Enap, hospedada em ambiente virtual Moodle. Alguns cursos baseiam-se em proposta de aprendizagem autodirigida e não contam com o acompanhamento de professores tutores. Exercícios, glossários e links complementam e dinamizam os conteúdos.
Nos cursos com acompanhamento de tutores, o servidor conta com a participação de professor especialista para orientações e esclarecimento de dúvidas e tem acesso aos recursos de correio eletrônico, fórum de discussão, chat e banco de perguntas frequentes.
CURSOS – Veja alguns cursos que são oferecidos pela instituição:
- Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira
- Orçamento Público: Conceitos Básicos
- Regulamentação da LAI nos Municípios
- Um Por Todos e Todos por Um – Pela Ética e Cidadania
- Divulgação de Compras
- Formação de Pregoeiros
- Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos – nível intermediário
- Legislação Aplicada à Logística de Suprimentos – Lei nº 8.666/93, pregão e registro de preços
- A Previdência Social dos Servidores Públicos: regime próprio e regime de previdência