Ação conjunta traz resultados melhores para ensino
Um trabalho unificado dos municípios que promova substancialmente a educação em benefício dos alunos. É o que imaginava o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), quando propôs, há quase um ano, a integração de nove municípios do Norte do Paraná em torno de causas comuns na área da educação básica e do ensino fundamental. E o primeiro passo neste sentido começou a ser dado hoje com a realização da primeira “Semana Pedagógica Regional”, promovida pela Secretaria de Educação do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp), que reúne prefeituras de nove cidades.
“É uma ação experimental que tenho certeza será muito bem sucedida. Eu e muitos especialistas da área estamos convencidos de que a união de interesses comuns traz resultados melhores”, explica o parlamentar paranaense. Canziani participou da abertura da Semana, que estará sendo realizada até amanhã na cidade de Florestópolis, a 70 quilômetros de Londrina.
A grande participação da comunidade educacional da região chamou a atenção do presidente da FPE: “Isso mostra duas coisas, primeiro que o interesse comum por melhorias no ensino das nossas crianças é uma realidade e, segundo, que o professor faz toda a diferença”, salienta Canziani.
Mais de 800 pessoas participam do evento, entre professores, diretores de escola, pedagogos e demais gestores educacionais das nove cidades integradas. Personalidades especializadas em educação vieram de diferentes localidades do país para realizar e fomentar painéis de discussão e dinâmicas de grupo com os participantes .
CODINORP EDUCAÇÃO – O Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná e sua Secretaria Regional de Educação (Codinorp Educação), envolve as cidades de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira.