Governo pode ampliar exposição em mídia regional

AssCom Alex Canziani
11 de outubro de 2016 - 13:07 h

O coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Fortalecimento da Mídia Regional, deputado Alex Canziani, liderou nesta terça-feira uma comitiva de presidentes de associações de jornais e rádios do interior em reunião com assessor especial da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Márcio de Freitas, no Palácio do Planalto.

Governo e representantes das empresas de comunicação que atuam no interior do País discutem formas de aperfeiçoar a participação da Mídia Regional na comunicação do governo. A Secom investiu em 2016 mais de 26% da verba oficial na mídia regional, mas, como admitem os técnicos do governo, os recursos acabam sendo muito pulverizados entre os mais de 8.500 veículos cadastrados.

PROJETO PILOTO – No encontro, os técnicos da Secom apresentaram para discussão um modelo que adotaria o alcance das mídias como critério de distribuição dos recursos. Modelo que é também defendido pelos representantes das associações, poderá ser adotado experimentalmente na próxima campanha de combate à Zika, num projeto piloto que poderá ser aplicado no Nordeste.

A frente da Mídia Regional reúne 224 parlamentares na defesa das associações que representam 180 jornais diários, 1.300 semanários, além de 5 mil rádios brasileiras.

As associações defendem que seja considerado no planejamento das campanhas a referência e o prestígio que os veículos possuem em suas regiões, adotando critérios como cobertura e audiência. Os empresários sugerem que as entidades representativas do setor, com o aval das representações locais dos órgãos de governo e de mídia, participem do processo de definição técnica dos investimentos em mídia regional e ou interiorana.