Inscrições para secretário de Educação de Londrina

O prefeito eleito de Londrina Marcelo Belinati, com o apoio da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, presidida pelo deputado Alex Canziani, assinou hoje de manhã, em Brasília, o “Memorando de Entendimentos” para viabilizar o recrutamento e seleção de profissionais que têm interesse em assumir o cargo de secretário municipal de Educação a partir de 2017. A seleção, inovadora e inédita, vai possibilitar que Marcelo escolha depois um nome para a função, através do processo de entrevista. As inscrições dos interessados, de todo o país, já estão abertas no site http://www.talentoparaaeducacao.org.br/ e vão até dia 15 de novembro.
Ao abrir mão de uma indicação política pura e simples do secretário de Educação, Marcelo Belinati opta por um processo de escolha transparente e democrático, de forma a privilegiar os melhores talentos educacionais através da valorização da meritocracia. Ele não descarta a possibilidade de estender a proposta para outras pastas posteriormente.
Para realizar o processo seletivo, o prefeito eleito contará com o apoio, sem quaisquer custos, da Vetor Brasil, de São Paulo, uma associação civil sem fins lucrativos especializada no trabalho de seleção e capacitação de recursos humanos para a administração pública direta e indireta de todo o país.
O instituto conduzirá o processo técnico de seleção, e contará com o apoio deliberativo de uma banca de avaliação formada por representantes da sociedade civil de Londrina, como professores e diretores da rede de ensino e outros membros. Os candidatos deverão ter perfil de liderança, qualificação, especialização, habilidades interpessoais, cognitivas e socioemocionais, dentre outras experiências.
PRESENÇAS – Prestigiaram a solenidade, no plenário da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a presidente da Vetor, Joice Toyota; e a diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais do Ministério da Educação, Carmen Moreira de castro Neves, além de 27 representantes do meio educacional. A condução do lançamento ficou por conta do presidente da FPE, Alex Canziani.