Concurso terá 129 para secretário em Londrina

O processo seletivo para preencher o cargo comissionado de secretário Municipal de Educação de Londrina, a partir da próxima gestão, tem 129 inscritos de todo o país. Destes, 70 são de Londrina, 18 têm origem em outras cidades paranaenses e 41 são do Distrito Federal e de outros dez Estados, incluindo 16 de São Paulo.
A informação é do prefeito eleito Marcelo Belinati (PP) e da Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos especializada na seleção de profissionais para ocuparem cargos no setor público. A instituição, que tem entre seus apoiadores a Google.Com e a Stanford University (EUA), obedece às várias etapas do programa acordadas com Marcelo. A fase de inscrição do futuro secretário de Educação foi encerrada neste dia 15 de novembro.
Agora haverá uma avaliação das experiências dos candidatos, progressão profissional e motivações. Num segundo momento será feita uma avaliação integrada de preferências comportamentais e raciocínio analítico, verbal e numérico dos candidatos, de uma análise de referências profissionais e de uma sabatina com a sociedade civil de Londrina, formada por diretores de escolas da cidade, professores e pais de alunos.
A etapa final da seleção será uma entrevista com uma banca avaliadora multidisciplinar, composta por especialistas em educação, gestão pública e o terceiro setor.
Por fim, uma lista com os candidatos selecionados será entregue ao prefeito Marcelo Belinati, que escolherá o novo secretário de Educação após uma entrevista pessoal com cada um deles. Esta lista deverá ser encaminhada ao prefeito até o dia 17 de dezembro.
A proposta de realização do processo seletivo partiu do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), e foi plenamente aceita por Marcelo Belinati. O deputado apoiou o prefeito eleito durante a campanha eleitoral.
DE ONDE –Veja a relação dos inscritos por estado: Ceará (01), Distrito Federal (02), Goiás (02), Mato Grosso do Sul (01), Mato Grosso (03), Paraíba (02), Pernambuco (01), Paraná (98), Rio de Janeiro (01), Santa Catarina (01), São Paulo (16) e Tocantins (01).