Professora de Ourinhos será secretária de Educação

AssCom Alex Canziani
21 de dezembro de 2016 - 08:22 h

A professora Maria Tereza Paschoal de Moraes, 36 anos, de Ourinhos (SP), vai ocupar a Secretaria Municipal de Educação de Londrina a partir do ano que vem. Ela foi escolhida pelo prefeito eleito Marcelo Belinati (PP) através de uma lista tríplice formada a partir de uma seleção nacional de profissionais, processo inédito e experimental iniciado dia 26 de outubro e que envolveu 129 concorrentes de todo o Brasil.

O concurso foi uma sugestão do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), prontamente acatada por Marcelo. “Tenho certeza que será um case de sucesso em todo o país”, salienta Canziani. “Temos que valorizar os profissionais que se dedicam”.

O presidente da FPE aproveitou a definição do nome da nova secretária e, ontem à noite, já a apresentou para membros do grupo “Conviver”, formado por diretores de escolas municipais e da educação infantil de Londrina. Nem Canziani e nem Marcelo Belinati conheciam Maria Tereza anteriormente ao concurso.

Marcelo Belinati, aliás, vai além: “A definição do nome da professora Maria Tereza se deu única e exclusivamente pela meritocracia que o cargo exige. De todos os nomes apresentados, a Maria Tereza foi a que cumpriu todos os requisitos específicos que necessitamos para trabalhar com a educação em Londrina”.

ONG – A pré-seleção foi realizada pelo Instituto Vetor Brasil, uma entidade civil, sem fins lucrativos, especializada em selecionar e desenvolver talentos para trabalharem no setor público, que tem sede em São Paulo e conta com apoiadores como o Google e a Stanford University, de Palo Alto, Califórnia (EUA). Este trabalho não teve nenhum custo, tanto para os candidatos quanto para o município de Londrina.

Entre as diversas etapas de todo o processo, seis pré-selecionados passaram por todos os filtros e participaram de uma sabatina com a comunidade educacional de Londrina. Na última etapa, enfrentaram a avaliação de uma banca de profissionais especialistas do país, que posteriormente sugeriram, ao prefeito eleito, os três profissionais mais capacitados para ocupar o cargo.

CURRÍCULO – Maria Tereza é professora, tendo atuado de 2000 a 2012 em sala de aula também é advogada. Foi Secretária Municipal de Educação de Ourinhos de 2013 até março de 2016. Ela possui pós-graduação em Gestão Pública pela CLP/Harvard/EUA e é líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Também possui formação como intérprete de Libras (Língua Brasileira dos Sinais).