PR anuncia plano para desenvolver Norte do Estado

AssCom Alex Canziani
21 de dezembro de 2015 - 20:11 h

O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira a abertura de licitação para contratação de uma consultoria que fará o projeto técnico do Plano Metrópole Paraná Norte. O objetivo é elaborar uma estratégia de desenvolvimento integrado para os 15 municípios que constituem o núcleo central das regiões metropolitanas de Londrina, Maringá e Apucarana. A autorização foi assinada à tarde no Palácio Iguaçu.

Um dos articuladores do projeto, o deputado federal Alex Canziani (PTB) acompanhou a solenidade e dá total apoio à iniciativa: “Entendo que podemos realmente alcançar melhores resultados de desenvolvimento se trabalharmos de forma integrada. Isto [o plano] é ótimo, mas espero que também contemple ações diretas para melhorarmos a qualidade da educação, que, para mim particularmente, é mais importante porque atende às futuras gerações”, destacou o parlamentar paranaense, que preside a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. “Este projeto será um norte para viabilizarmos a região que sonhamos com mais oportunidades, empregos e qualidade de vida.”

ESTRATÉGICO – As 15 cidades têm cerca de 2 milhões de habitantes e R$ 35 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB). “Esse é um projeto estratégico para o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região Norte do Paraná”, disse o governador Beto Richa. Indiretamente, lembrou o governador, os mais de 70 municípios destas três regiões metropolitanas também serão beneficiados.

A consultoria será contratada através de licitação pública com recursos de um financiamento junto ao Banco Mundial, onde o deputado Alex Canziani também atua diretamente. O projeto foi concebido pela Secretaria do Planejamento e já recebeu sinal verde do Banco Mundial, que enviou um técnico à região para colher informações socioeconômicas nos municípios.

Leia mais o Plano da Metrópole Paraná Norte aqui.

COM AGÊNCIA ESTADO