Escolas são premiadas por resultado no Enem

AssCom Alex Canziani
19 de dezembro de 2015 - 16:56 h

Pela primeira vez, as melhores escolas do Paraná estão sendo reconhecidas pelos seus bons desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Através da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, por meio do deputado federal Alex Canziani, elas receberam, entre novembro e dezembro deste ano, suas certificações pelos resultados alcançados em 2014.

Para potencializar o feito dos estabelecimentos escolares, a FPE regionalizou as entregas listando as melhores de cada Núcleo de Educação do Estado. Cinco eventos foram realizados: um abrangendo a região de Paranavaí e Loanda, outro de Cornélio Procópio e Jacarezinho, o terceiro envolvendo as escolas de Apucarana a Ivaiporã Londrina e região e outro evento marcando a entrega das certificações para as unidades de Curitiba e região. Neste mesmo evento, aliás, a Frente também entregou os títulos para as melhores do Estado.

Ao todo foram agraciadas 224 escolas públicas e privadas, das quais 106 estabelecimentos estaduais e 118 particulares. Idealizador do título de reconhecimento e defensor declarado da meritocracia, o deputado Alex Canziani disse que reconhecer o esforço das escolas “é o mínimo que devemos fazer”. O deputado da educação lembrou que o ensino médio é o “grade gargalo” da educação nacional, e que os agentes públicos e educacionais, com o apoio dos pais, têm que se debruçar seriamente sobre a problemática do segmento para levantar soluções realistas e aplicáveis. “É nesta fase [ensino médio] que o aluno começa a definir o seu futuro profissional. Trata-se de um momento muito delicado na vida do estudante”, avalia o parlamentar paranaense. “Se temos uma educação defasada estaremos comprometendo a qualidade profissional de toda uma geração.”

A proposta das certificações públicas foi muito elogiada. Alex Canziani disse que a Frente Parlamentar vai passar a promover as certificações de forma permanente, sempre levando em conta os resultados dos anos anteriores. As datas das entregas dos títulos serão definidas anualmente, uma vez que as avaliações do Enem acontecem sempre no segundo semestre de cada ano e a divulgação dos seus resultados resultados, no primeiro semestre do ano subsequente.

AVALIAÇÃO – Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, e tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, verificando o domínio de competências e habilidades do participante.

O Enem também é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

O Enem é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do exame de admissão do ensino superior chinês, e conta com mais de 7 milhões de inscritos divididos em 1.661 cidades do país.

Veja o álbum de fotos da entrega dos certificados visitando a página do deputado Alex Canziani no Flickr.