Projeto Conhecer 2015 sorteia ganhadores

A hora da diversão está chegando. Os premiados do “Projeto Conhecer”, programa meritocrático realizado através de uma parceria da Prefeitura de Londrina com o deputado federal Alex Canziani, vão curtir dois dias no badalado parque aquático Wet’n Wild, em Itupeva, na região de Campinas (SP), um dos mais conhecidos do país. A viagem, dias 8 e 9 de dezembro, será feita de avião pela Azul, a hospedagem será no Quality Resort, ao lado do parque, e terá todas as despesas pagas por patrocinadores (exceto despesas pessoais).
Os sorteios dos ganhadores foram realizados nesta sexta-feira de manhã no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff (veja relação dos contemplados aqui). Um grupo formado por mais de 90 pessoas, entre alunos, professores e diretores, prestigiou a solenidade, que também contou com autoridades locais (foto abaixo).
TURMA DE 25 PESSOAS – Além dos 10 alunos, também foram sorteados cinco diretores de escola. A delegação dos sorteados vai contar também, durante a viagem, com a presença dos professores de cada um dos estudantes contemplados. Até alunos e professores suplentes foram escolhidos, para os casos de impedimento do titular.
Para ampliar as oportunidades, a coordenação do projeto realizou um sorteio regionalizado, incluindo as escolas da zona rural. No todo, turmas do 5º Ano de 66 escolas participaram desta etapa do Conhecer – um universo de 1.274 alunos (dos 5.095 “quintoanistas” da rede municipal que participaram do projeto).
O QUE É – O Projeto Conhecer é bienal e entra em sua sexta edição. Idealizado por Alex Canziani, o programa premia os melhores alunos do 5º Ano da rede pública municipal de ensino e serve de motivação para os adolescentes desenvolverem hábitos positivos.
De acordo com as regras do programa, só participam alunos das escolas que se inscreveram espontaneamente no projeto. Ainda assim, para ganhar direito ao sorteio o estudante tem que possuir médias bimestrais acima de 7,0 em todas as disciplinas (durante o 2º e 3º bimestres do atual ano letivo) e ter pelo menos 85% de frequência presencial nas aulas.
RECONHECIMENTO – Maria Inês Galvão, uma das coordenadoras do projeto, explica que o Conhecer premia justamente a faixa de estudantes pouco visada pelo sistema educacional, ao contrário dos alunos que possuem notas e frequência inferiores, que já são trabalhados pedagogicamente através de estratégias de recuperação de conteúdo (contraturno, recuperação paralela etc.). “Já, na maioria das vezes, os alunos com melhores desempenhos são pouco valorizados. O nosso programa é uma forma de reconhecermos os seus esforços,” diz Maria Inês.
PATROCÍNIO – A edição de 2015 do Projeto Conhecer é uma realização conjunta da Secretaria Municipal de Educação e do deputado federal Alex Canziani, e conta com o apoio do Wet’n Wild, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Quality Resort & Convention Center, Centro Universitário Filadélfia (UniFil) e Vitória Turismo, de Londrina.