Fundação pró-Primeira Infância serve de exemplo

AssCom Alex Canziani
28 de outubro de 2015 - 08:38 h

A Comissão de Educação da Câmara realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro aos destaques do segmento em 2015. Este ano, os agraciados foram o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Tojeira Cara; a primeira professora com Down, Débora Seabra de Moura; e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que foi indicada pelo deputado Alex Canziani (PTB), do Paraná. A concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro é concedida a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pela Comissão de Educação, dentre os indicados por deputados e senadores.

Com projetos sociais em municípios e regiões metropolitanas, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, apontada por Canziani, foi criada em 1965 em São Paulo pela família Souto Vidigal. Desenvolve trabalhos em prol da “Primeira Infância”, com especial interesse na geração e na disseminação de conhecimentos para o desenvolvimento integral da criança.

“Ela [a fundação] foca num assunto essencial, que é a primeira infância, que vai até os seis anos de idade. O que pudermos fazer de bom para a criança nesta fase da vida, seja na educação, na saúde ou dentro de casa mesmo, vai lhe dar a oportunidade de ter uma vida mais saudável e feliz”, avalia o parlamentar paranaense, que preside da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal pode servir de exemplo em todo o país, daí porque a indicamos”, justifica Canziani, comemorando a concessão do prêmio.

DARCY RIBEIRO – Educador, antropólogo, romancista e político, Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922 em Montes Claros (MG). Sua produção na área da educação e da cultura deixou marcas no Brasil: criou universidades, centros culturais e uma nova proposta educativa com os Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps, além de deixar obras traduzidas para diversos idiomas.